Entre Shirley e Adalberto, eu fico com os dois
Hoje, logo cedo, estive diante de um embaraço burocrático desses que a gente, para resolvê-lo, tem que tomar uma decisão e esperar que todos compreendam que o impasse não poderia perdurar. Nossa belíssima obra da Escola de Educação Infantil da Vila Mariana, no Grande Santa Rita, amanheceu com dois nomes, por força de duas leis; a mais antiga determinando uma homenagem à falecida líder comunitária Shirley Farias Torre Ferreira, e, a mais recente, dedicando a honraria ao nosso saudoso Adalberto Franklin, intelectual da Academia Imperatrizense de Letras que nos deixou mais recentemente. Confesso que me vi aperreado, afinal ambos carregam méritos inquestionáveis, merecedores incontestes dessa eternização dos seus nomes. Não podia ser comodamente, apenas salomônico. Imaginei que a magnífica escola fica na área em que Shirley Farias exerceu sua liderança e ali prestou relevantes serviços sociais. Era o território dela. Eu não teria como prestigiá-la noutro bairro.
Ampla
Já o nome do escritor Adalberto Franklin tem uma dimensão mais ampla, transcende qualquer secção da cidade. Como teremos, muito em breve, uma obra semelhante no Bom Jesus, optei por reverenciá-lo lá. Aos familiares do nosso Adalberto, dentre os quais estão seu filho, Eduardo, competente servidor da Ascom, e o irmão José Arimatheia Pereira de Castro Ditola, vereador, estejam certos de que um homenageado não suplantou o outro; é que, como já disse, dos dois, só o Adalberto poderia nos emprestar o seu nome para uma obra em qualquer ponto geográfico de Imperatriz. Um abraço a todos. (Assis Ramos, comunicando feito sobre a escolha do nome da líder comunitária Shirley Farias Torres Ferreira, mantido na escola de educação infantil da Vila Mariana).
Cancelamento
A empresa aérea LATAM anunciou a suspensão dos voos diretos entre São Luís e Rio de Janeiro, a partir de 1º de fevereiro. A informação é da Destination Maranhão, entidade ligada à promoção do turismo no estado. De acordo com o presidente da organização, Francisco Neto, a empresa de aviação teria proposto ao governo Flávio Dino (PCdoB) a redução do ICMS do combustível aéreo em troca do aumento no número de voos, mas teve o pleito negado. "O aumento de impostos e a falta de diálogo com o empresariado, trarão resultados negativos à economia maranhense", afirma Neto.
Nega
De acordo com ele, só a GOL vai continuar operando voos diretos para o Rio de Janeiro, a partir da data que a LATAM encerrar seus voos. O secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino, rebate a informação e diz que a própria LATAM informou a ele que o cancelamento do voo direto se deu pela grave situação econômica do Rio de Janeiro.
Cuidar
Um ditado antigo diz que quando um vê a casa do vizinho pegando fogo, comece a se preocupar com a sua, pois poderá ocorrer com você também, e neste caso do cancelamento do voo da Latam é melhor ficar atento para que não sobre para Imperatriz, que já teve idas e vindas de voos cancelados desta empresa.
Cofinanciamento
Termo de adesão ao cofinanciamento da Atenção Primária da Saúde foi assinado pelo prefeito do município de Governador Edson Lobão-MA, Geraldo Braga, na segunda-feira (21), em ato ocorrido na Secretaria de Estado da Saúde, em São Luís.
Repasses
O cofinanciamento da atenção primária é feito por intermédio de repasse de incentivo financeiro feito pelo estado, quadrimestral ao município para manutenção das ações e serviços pertinentes a esse nível de atenção, tais quais: estratégia de saúde da família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e equipes de saúde bucal. Em relação a infraestrutura, visa garantir a existência de equipamentos permanentes mínimos para funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para execução do conjunto de ações propostas para a atenção primária à saúde.
Contrapartida
Cumprimento das metas previstas no instrumento de repasse Observações: A participação na política depende da existência de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da formalização de termo que formaliza a adesão. E isso aí.
Comentários