Famem
Praticamente todos os prefeitos da região Sul e Norte do Estado estão apoiando a eleição do prefeito Erlanio Xavier à presidência da Famem. Talvez, pelo fato do total desprestígio, que o atual presidente tem demonstrado aos municípios da região. Com isso ganha força a eleição do prefeito do pequeno município. Também deve ter convidado prefeitos daqui para compor a chapa, coisa que Tema nunca nem cogitou.
PRB
O secretário de Planejamento do Município, o ex-vereador Fidelis Uchôa será o presidente da comissão provisória do PRB a partir de agora. Seu nome já está nas mãos do presidente estadual da sigla, deputado Cleber Verde, que deverá informar ainda em fevereiro ao TRE todos os nomes da comissão indicada pelo prefeito Assis Ramos, para comandar o partido em Imperatriz.
Deputado
É bom que se diga que ainda não terminou o mandato dos deputados e senadores, assim sendo, os parlamentares que não foram reeleitos continuam sendo deputados até o início de fevereiro quando se inicia a nova legislatura, com a posse dos novos deputados.
Militar
Desde 1985, quando João Batista Figueiredo saiu do Palácio do Planalto, pelas portas dos fundos, para não entregar a faixa presidencial a José Sarney, que um militar não governa o Brasil, mas na noite deste domingo (20) o general Hamilton Mourão foi empossado interinamente no cargo e nele ficará até sexta-feira (25), quando o titular, Jair Bolsonaro retorna de sua primeira viagem internacional, para participar do Forum Econômico Mundial em Davos (Suíça).
Diferentes
As circunstâncias que levam Mourão assumir, ainda que interinamente, a Presidência são bem diferentes do ciclo iniciado em 1964, quando João Goulart foi afastado e o Exército assumiu o governo. Foram cinco generais que se sucederam: Humberto Castelo Branco (1964 a 1967), Arthur da Costa e Silva (1967 a 1969), Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), Ernesto Geisel (1974 a 1979) e João Figueiredo (1979 a 1985). Mourão chega pelo voto popular, pois que foi eleito na chapa de Bolsonaro, que é capitão reformado do Exército. Ambos, portanto, governam na condição de civis.
República
A presença de militares na Presidência começa com a fundação da República, já que o primeiro presidente, Deodoro da Fonseca (1889 a 1891), era um marechal (patente que foi excluída da hierarquia do Exército). Depois dele vieram Floriano Peixoto (1891 a 1894), Hermes da Fonseca (1910 e 1914), a Junta Militar de 1930 (Augusto Fragoso, José Isaías de Noronha e João de Deus Barreto), Eurico Gaspar Dutra (1946 a 1951) e o quinteto que foi de 1964 a 1985.
Contabilidade
Se há algo que os dois candidatos a presidente da Federação dos Municípios (Famem) precisam aprender urgentemente é Contabilidade. O candidato à reeleição Cleomar Tema contabiliza 105 votos para garantir sua permanência no cargo, mas seu adversário, Erlânio Xavier, diz já contar com mais de 130 para evitar a recondução de Tema. O detalhe é dos 217 prefeitos existentes no Maranhão, apenas 195 estão aptos a votar.
Parcelamento
Contribuintes maranhenses têm até o dia 1º de março para pagar o ICMS atrasado com descontos de até 75% nos juros e nas multas, com parcelamento. O desconto vale para débitos gerados até 30 de junho de 2018. A medida faz parte do Programa Especial de Parcelamento de Débitos Fiscais de ICM e ICMS. Para quem optar pelo parcelamento em até 6 vezes, o desconto é de 75%. Para quem parcelar em até 12 vezes, o desconto é de 55% dos juros e das multas. A adesão pode ser feita no site https://www.ma.gov.br/descontaodenatal.
Energia
A Defensoria Pública vai abrir procedimento de tutela coletiva para apurar possíveis irregularidades referentes a cortes de energia elétrica em horário não permitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida será adotada em razão da manifestação realizada pelos prestadores de serviços da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), sexta-feira (18), em frente ao Consórcio Norte Engenharia, após homicídio de dois terceirizados da Cemar, ocorrido, quarta-feira (16), no Sítio Natureza.
Comentários