Atender bem

Quem conhece ou convive com o prefeito Assis Ramos sabe que a atitude do atendente do Samu não condiz com a forma com a qual orienta, e pede que os agentes públicos façam. Desde quando era delegado regional manteve sempre a mesma forma. Tratar bem quem procura o órgão público, pois é a população que paga o salário dos servidores. Em duas oportunidades, no final do ano passado, pude presenciar esta recomendação do prefeito em confraternização com servidores municipais, em que ressaltou mais uma vez o pedido para que todos atendam bem a quem procura resolver problemas nas secretarias. Numa delas, até uma encenação foi feita pelos próprios servidores. O caso do atendente do Samu não é uma prática comum ou rotineira na gestão. Por isso mesmo não pode ser debitada ao gestor, como insistem alguns adversários. E mais: determinou rigor na comissão processante e que seja apurado inclusive pela Polícia para que o autor seja punido exemplarmente. Fez a sua parte.

Cirurgias

Já no final do dia foi a vez do secretário de Saúde, Alair Firmiano, desmentir notícias divulgadas por uma emissora de TV de que o Hospital Municipal teria suspendido cirurgias. De acordo com o secretário, o que houve foi a necessidade de remarcar as cirurgias por conta do aumento de casos em função de problemas registrados no Macro Regional.

Matopiba

Se fosse um estado, o Matopiba, formado pelo Sul do Maranhão, Piauí e Bahia e Norte do Tocantins, seria o terceiro maior produtor de grãos do país. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2019, os quatro estados vão colher 22,895 milhões de toneladas, atrás de Mato Grosso (63,367), Paraná (37,041) e Rio Grande do Sul (35,031). Com colheita estimada em 5,421 milhões de toneladas, o Maranhão é o segundo maior produtor da fronteira agrícola, perdendo para a Bahia (8,455 milhões). 

Alcântara 

 O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou nesta quinta-feira (10) o nome do novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, que conhece em detalhes os desafios para tornar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) numa base para lançamentos comerciais de satélites estrangeiros. Pontes diz que o objetivo é garantir que o CLA preste serviços de “classe mundial e estabeleça uma nova governança”. 

Doação

Nesta quinta-feira (10) a coordenação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA) da cidade de Estreito recebeu do Banco da Amazônia um cheque simbólico na quantia de R$ 100 mil. Outra doação no mesmo valor também foi entregue à instituição na cidade de Caxias. Esse valor é parte do Imposto de Renda (IR) devido no exercício de 2018, doado como renúncia fiscal. Além do Maranhão, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins também foram contemplados, totalizando doação no valor de 1,8 milhão.

Eleição

Parece que a disputa pelo comando da Famem terá mesmo disputa entre dois candidatos. Por aqui, Adão Carneiro já anuncia que irá votar no prefeito Arlendio. Não se sabe ainda quem vai continuar votando no atual presidente, Cleomar Tema, que não tem feito nada em benefício da região. 

AMRT

Por outro lado, Valmir Moraes caminha para permanecer no comando da Amrt, que é a associação que congrega os prefeitos da região. Ainda havia expectativa de que o prefeito de Estreito Cicin seria candidato, mas pelo silêncio dele parece que desistiu e deverá apoiar a reeleição do prefeito de Campestre.

Intervenção

Aos apressadinhos em noticiar que deverá ocorrer intervenção em Davinópolis e já apontando nome de possível interventor, vai um alerta: não há a menor possibilidade de isso ocorrer. O município está em calma, nada fora do lugar e quando o inquérito que apura os responsáveis pela morte do prefeito Ivanildo Paiva for concluindo e os indicados levado à Justiça, a Câmara de vereadores deverá se reunir para afastar em definitivo o prefeito Rubem Firmo. Enquanto não for transformado em processo, ele pode conseguir habeas corpus e entrar na justiça para reassumir o cargo e responder o processo.