Salvador Rodrigues

Às 18h de ontem, quinta-feira, morreu Salvador Rodrigues de Almeida, agropecuarista e político, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Imperatriz. Ele lutava contra um câncer nos rins e estava internado em UTI do Hospital São Rafael, no centro de Imperatriz. A morte do ex-prefeito de Imperatriz nesta quinta-feira, ocorre exatamente quando Salvador Rodrigues completou 30 anos de posse como vereador de Imperatriz, de 1º de janeiro de 1989 a 1º de janeiro de 1993. Ele também completaria, em 20 de janeiro de 2019, 24 anos de sua destituição como prefeito de Imperatriz, ocorrida em 1995, em meio a uma grande movimentação popular que ficou conhecida como “Revolução de Janeiro”.

Desastrosa

Salvador Rodrigues esteve à frente da Prefeitura de Imperatriz por exatamente 15 meses e 15 dias, de 6 de outubro de 1993 a 20 de janeiro de 1995. Lamentavelmente para a imagem dele e, mais ainda, para a população de Imperatriz, Salvador Rodrigues fez uma administração desastrosa e por isso foi defenestrado, isto é, posto para fora da Prefeitura tanto pelo ato de intervenção do Governo do Estado quanto pela população indignada, que, de modo cidadão e pacificamente, tomou de conta da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Acusado

Foi vice-prefeito de Renato Cortez Moreira, que morreu assassinado, um caso até hoje não completamente elucidado e do qual Salvador Rodrigues era acusado de participação. Se não foi um dos mandantes, no mínimo foi diretamente beneficiado com sua ascensão à chefia do Poder Executivo imperatrizense. (Edmilson Sanches)

Representante

Representando o PSL, o vereador Chico Carvalho esteve em Brasília e  demonstra  que o partido está  fortalecido e unido para compor uma grande bancada na Câmara Federal. Esteve com o vice-presidente nacional do partido, Antônio Rueda, que fez formalmente o convite de filiação ao Deputado Federal eleito pelo Maranhão Pastor Gildenemir, grande liderança política que consolidou seu caminho na vida pública ao ultrapassar os 47 mil votos no nosso Estado. O Pastor Gildenemir foi eleito pelo PMN e o PSL abre os braços para o acolher nessa missão de trabalhar pelo nosso Maranhão ao lado do Presidente Jair Bolsonaro. E ao que parece está ganhando a batalha com a Maura Jorge para continuar à frente do PSL no estado.

Safra

A projeção de safra para 2019 divulgada, nesta quinta-feira (10), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que o Maranhão continua dependente de apenas duas culturas - soja e milhão - que juntas irão colher mais de 5 milhões de toneladas, ambas com estimativas de crescimento. 

Arroz

A soja sairá de uma produção de 2,9 milhões de toneladas em 2018 para 3 milhões este ano, enquanto a de milho, aumentará de 1,8 milhão para 2 milhões de toneladas. Já para a produção de arroz e feijão mostram tendência de queda.

Diferencial

Não se pode negar a verdade: os programas sociais do governo federais implantados em Imperatriz em parceria com a prefeitura tem retornado com menos espaço de tempo ao início de ano, quando geralmente ficava quase três meses de recesso.  Agora não chega nem um mês parado e já estão de volta os que entraram de recesso, pois outros continuaram normalmente.

Restaurante

Um exemplo claro foi o retorno do restaurante popular que ficou somente 15 dias de recesso para reformas e limpeza em seus equipamentos e já está em pleno funcionamento, atendendo mais de 600 pessoas por dia e que dependem do local para se alimentar diariamente.

Emprego

Sem falar na geração de empregos, que antes demorava para abrir seus seletivos e agora, no início de janeir,  já está sendo realizado e deverá ofertar mais de mil pessoas em seus vários programas sociais. Mais um ponto para a secretária da Sedes.