Quem assumirá?
Luzinópolis tem dois vereadores eleitos presidente da Câmara para tomar posse dia 1º de janeiro. O vereador Raimundo Carneiro Fernandes, conhecido como “Raimundo do Gás”, foi eleito no dia 07 de novembro, e Márcio Ned Labres, o “Dedim”, atual presidente, foi reeleito depois de anular a primeira votação sob alegação de que esta foi feita antecipadamente através de uma resolução que não passou pela CCJ. Um fato curioso é que Dedim era o vice na chapa de Raimundo do Gás. A disputa pela presidência da casa de leis da cidade de Luzinópolis, localizada na região do Bico do Papagaio, tem trazido muitas falácias por parte da população da cidade, que agora aguarda o desenrolar da situação jurídica que acabou sendo criada após duas votações.
Imperafolia
Leo Santana é uma das atrações do 1º ImperaFolia. O artista vai arrastar o trio elétrico dia 17 de fevereiro, domingo. A micareta será realizada nos dias 15, 16 e 17, na Avenida Pedro Neiva de Santana. A realização é da Imperial Promoções. Há ainda lotes promocionais à venda.
Carnaval
Uma decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos do termo judiciário de São Luís acolheu pedido do Ministério Público Estadual, concedendo em parte tutela de urgência antecipada para determinar ao Estado do Maranhão que se abstenha de realizar transferências voluntárias, a exemplo dos repasses destinados aos eventos carnavalescos, com exceção daquelas relacionadas à saúde, educação e segurança pública, aos municípios que não integrem efetivamente o Sistema Nacional de Trânsito, bem como aqueles que, apesar de integrados, não estão efetivamente cumprindo com suas obrigações de fiscalização.
Trânsito
Na ação, o Ministério Público estadual alegou que a falta de fiscalização das normas de trânsito pelos municípios maranhenses estaria expondo a constante risco a população maranhense. O MP cita depoimento do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão, noticiando que 70% dos pacientes internados em UTI no Maranhão em razão de traumas estão envolvidos com acidentes automobilísticos, e relatando que o pano de fundo para essa situação consistiria na falta de fiscalização do DETRAN e do controle de motoristas conduzindo veículos e motocicletas sob efeito de bebida alcoólica ou sem uso de capacete.
Acidentes
A decisão cita dados da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, de 13/12/2018, demonstrando que no período compreendido entre os anos 2015 e 2018, no Maranhão ocorreram 29.731 internações de pacientes de traumas decorrentes de acidentes automobilísticos. Os custos hospitalares com essas internações totalizaram o montante de R$ 22.335.790,03.
Detran
A eventual transferência deverá de precedida de certidão a ser fornecida pelo DETRAN de que o município integra o Sistema Nacional de Trânsito e que está cumprindo as obrigações previstas no CTB. O magistrado designou audiência de conciliação para o dia 01/02/18 e, para o caso de descumprimento da decisão, fixou multa diária de R$ 10.000,00.
Municípios
Os municípios da região que não integram o Sistema Nacional de Trânsito são: Carolina, Porto Franco, Riachão, Pastos Bons, Governador Edison Lobão, Sítio Novo, Buritirana, Cidelândia, Campestre do Maranhão, Senador La Rocque, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo e São Pedro dos Crentes.
Voo
Com a chegada das festas de final de ano e das férias de verão, os passageiros que utilizam o Aeroporto de Imperatriz estão contando com mais uma rota desde de ontem, sexta-feira (21). Os voos que vão ligar a cidade maranhense ao município de Campinas (SP) ficarão disponíveis até o dia 03 de fevereiro do ano que vem e é da Azul Linhas áreas.
Noturno
O trecho será realizado em uma aeronave Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros, com duração de 2h50min. O voo ocorrerá às quartas-feiras, sextas e domingos, com chegadas à zero hora e 50 minutos e partida à 01 hora e 25 minutos, no horário local.
Passageiros
Com capacidade para receber 2,1 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto registrou em 2017, mais de 300 mil viajantes, entre operações de embarque e desembarque. Até novembro deste ano, foram registrados cerca de 247 mil passageiros. E para alta temporada, entre os dias 17 de dezembro a 6 de janeiro, são esperados cerca de 16 mil embarques e desembarques.
Comentários