Ontem, foram variados os comentários em torno da situação na Avenida Beira-Rio, em que motoristas e donos de autoescolas não respeitam os horários de circulação. Alguns, inclusive olhando atravessado, deveriam - ao invés de ficarem com tik-tik nervoso - era procurar seguir o que determina a sinalização. Mesmo porque, aquela via foi dividida para pedestes em dois horários, manhã e tarde.

Buraco

Concordam que a prefeitura precisa, o quanto antes, resolver o problema da imensa cratera que praticamente tomou o calçadão e se não for controlada chegará ao asfalto. O buraco faz tempo que está lá e precisa ser tapado pela prefeitura, antes das consequências aumentarem.

Seminário

O auditório do Palácio do Comércio ficou lotado durante a manhã de ontem, por ocasião da realização do Seminário de Lideranças Políticas promovido pelo Governo do Estado. Dez prefeitos e mais dez ex, deputados e vereadores, além de contadores e advogados, estiveram presentes.

Ausente

Com pepinos para descascar por problemas em prestação de contas, o atual prefeito de Brejão, Alex Santos, não compareceu ao encontro. Sua mãe esteve participando do seminário e acompanhando atentamente. Como é ela quem comanda a administração do filho, deve aproveitar para colocar em prática o que foi apresentado ontem.

Documentos

Apesar de alguns apaixonados insistirem, não há a menor condição da atual prefeita de Itinga disputar a reeleição. Uma farta documentação comprovando o período em que a mesma esteve no cargo interinamente, já foi providenciada e está aguardando apenas que ela busque o registro da candidatura no TRE, para então entrar com pedido de inegibilidade em decorrência de que estaria tentando pela terceira vez, consecutivamente, o cargo.

Madeira

Há de se ressalvar o comportamento adotado pelo prefeito Madeira em relação a Ribinha Cunha e Franciscano. Tem mantido relacionamento de amizade e inclusive, encorajando os dois a disputarem mandatos e justifica afirmando que a cidade precisa formar novas lideranças para o futuro, no que está absolutamente certo. Segue a máxima de que não se “pode quebrar a ponte na passagem de ida, pois se precisar dela na volta, o que fazer”?

Jantar

Madeira esteve na quinta-feira na recepção dada pelos Cunha, aos secretários Luís Fernando e Hildo Rocha. Circulou por todas as mesas, descontraído e bem diferente de outrora. Claro que os resultados das duas pesquisas feitas pelo Governo do Estado e dele, com certeza influenciaram, e ainda o início de várias frentes de serviço contribuíram para esta mudança.

Juntos

Embora seja cedo para uma uma previsão mais acertada, não será surpresa para esta coluna, se na eleição do ano que vem estarem juntos PMDB, PSDB, PSD, PV, PTB e PSC, além do PEN se conseguir concretizar seu registro na justiça eleitoral. Quem será o cabeça de chapa? aí também será pedir demais, teremos que aguardar...

Candidato

Em Açailândia, à medida em que está se aproximando o prazo final para transferência eleitoral e de domicílio, vão crescendo as definições em torno daqueles que estarão disputando a sucessão de Ildemar Gonçalves. Neste particular um chama a atenção. Valber Queirós, o Quininha, que é de Açailândia e foi prefeito de Itinga e que vem recebendo apoios para retornar ao “município-mãe”.

Agenda

Para ampliar o debate em torno do seu nome como pré-candidato na terra do ferro, Quininha vem realizando encontros e uma agenda cheia de visitas. Com a contagem regressiva para transferir seu título iniciada, ele pretende efetuar pesquisas e estudos sobre viabilidade, se não será candidato novamente em Itinga.

Críticas

Outra coisa que está chamando a atenção em Açailândia é o fato de que o pré-candidato a prefeito Juscelino, vem atacando por meio de sua emissora de rádio, os outros pré- candidatos. Estratégia errada. Isto porque ao mordê-los, Juscelino estará afastando-lhes de possíveis entendimentos visando a formação de uma frente de apoio ao seu projeto político. Não se ataca possíveis aliados. O jogo sucessório ainda não começou, tudo agora é articulação.