Em entrevista exclusiva à coluna, o secretário de Educação de Imperatriz, Zesiel Ribeiro (foto), afirmou que o ensino fundamental, não só em Imperatriz, como no Brasil, vem evoluindo. “É um processo constante. E a tendência é melhorar por causa dos investimentos. Há dificuldades, sem dúvida, mas precisamos fazer uma divisão antes do Fundef (o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) e pós Fundef, e a partir de 2007 com a implantação do Ideb (o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), que até então não se tinha nas escolas”.
De acordo com Zesiel, “o país nunca viu tanto investimento na educação – tanto em se tratando de material escolar como nas condições de trabalho - quando o ministério era comandado por Paulo Renato Souza (já falecido), durante o governo Fernando Henrique Cardoso”. Ele ressaltou, no entanto, que da época do ministro Paulo Renato até hoje outros ministros também procuraram investir bem na educação. “Sem dúvida. E o ensino fundamental vem melhorando cada vez mais no município. Evidentemente, não chegamos no patamar que desejamos, basta olhar os números do IDEB. Nem sempre uma avaliação reflete a realidade em se tratando de números. Mas em Imperatriz, estamos evoluindo; o IDEB melhorou e estamos melhorando, sim, em Imperatriz. Temos um planejamento e metas a serem alcançadas”, disse Zesiel.
Para o secretário de Educação de Imperatriz, o ideal é que o aluno do ensino fundamental chegue com uma boa base no ensino médio. “A meta é o aluno chegar ao primeiro ano já no processo de letramento. Então, o ideal é que o ensino fundamental sirva de alicerce para o aluno. Quem domina a leitura domina todo o processo”, alertou.
Zesiel Ribeiro afirmou que os investimentos hoje no ensino fundamental são bem maiores que nos anos anteriores e que as melhorias são constantes. “Com exceção daquele período dos prefeitos Davi Alves Silva e Salvador Rodrigues, todos os demais prefeitos investiram na educação. A minha avaliação é que tem tido um processo de melhoria constante na educação em Imperatriz”, destacou.