Muitos políticos no Brasil que chegaram a ser governadores ou senadores começaram a carreira na vida pública como vereador. Alguns cumpriram apenas dois anos na Câmara e na eleição seguinte foram eleitos deputados estaduais, como é o caso do paraense Jader Barbalho (MDB-1967-1971-Belém); do mineiro Tancredo Neves (presidente da República eleito no Colégio Eleitoral, que não chegou a tomar posse em 15 de março de 1985 porque foi internado às pressas e morreu em 21 de abril do mesmo ano em Brasília). Tancredo foi eleito vereador em São João Del-Rei em 1935, exercendo o cargo até 1937; e do paulista Orestes Quércia (eleito pelo então Partido Libertador em 1962, mas com a extinção do pluripartidarismo optou pelo MDB).Orestes Quércia morreu em 24 de dezembro de 2010.
O cantor romântico Agnaldo Timóteo (74 anos) foi vereador no Rio de Janeiro e atualmente exerce o segundo mandato de vereador na Câmara Municipal de São Paulo pelo PR.
A Câmara de São Paulo conta com outro vereador famoso em seu segundo mandato: é Aurélio Miguel (PR), um campeão de judô que muito bem representou o Brasil em competições internacionais. Ele foi medalha de ouro em 1988 nos Jogos Olímpicos de Seul, onde foi campeão na categoria meio-pesado contra o alemão Marc Meilling.
Filiado ao PCdoB, em 2006, o cantor e apresentador de TV Netinho de Paula foi eleito vereador para a Câmara Municipal de 2008 da cidade de São Paulo com mais de 84 mil votos.
Edição Nº 14472
Vereadores famosos
Lima Rodrigues
Comentários