Um grupo de 51 empregados da Vale em Moçambique iniciou ontem (10) treinamento prático em manutenção mecânica de equipamentos, no Pará, após três meses de aulas teóricas no município de Contagem, em Minas Gerais. Serão mais três meses de capacitação nas instalações da Vale em Carajás e na mina de cobre do Sossego, no município de Canaã dos Carajás. Assim que concluírem o treinamento, em dezembro, os novos profissionais atuarão na mina de carvão de Moatize, na província de Tete, em Moçambique.
Do total de treinandos, 30 ficarão em Carajás e 21 serão recebidos pelo Sossego. Todos receberam formação em Manutenção de Equipamentos de Mina e têm entre 21 e 40 anos de idade. A iniciativa faz parte da estratégia da Vale de qualificar mão de obra técnica e operacional em todos os países onde atua.
Desde 2009, quando a Vale começou a implantar seus treinamentos no país africano, mais de 800 técnicos foram qualificados para as áreas de mina, usina, manutenção e operação de locomotiva (maquinistas). Destes, 131 moçambicanos já complementaram sua formação com um período de treinamento prático no Brasil.