O percurso de aproximadamente 42 quilômetros da Rodovia Municipal de Canaã dos Carajás, que liga o Canteiro Sudeste do Pará, onde as estruturas foram pré-montadas, ao local destinado à implantação da usina, foi transposto de forma inédita no país. Plataformas com rodas, posicionadas abaixo dos módulos, cuja capacidade de carga por eixo é superior a um caminhão convencional, fizeram a elevação dos blocos de forma hidráulica. Acopladas umas às outras, transportaram as peças até o local da futura usina.
“Estes equipamentos viabilizam toda a estratégia de modularização do S11D, permitindo o transporte de cargas extremamente pesadas, uma vez que possibilitam o acoplamento de quantos eixos forem necessários”, explica Kapiska. O ajuste hidráulico dos equipamentos também garante um transporte com maior estabilidade. Além disso, há um ganho em poder de manobra, que chega a 360 graus, por meio de um sistema de controle computadorizado.
A estratégia de modularização foi adotada para implantação do Projeto S11D por apresentar diversas vantagens, como maior segurança com a redução de trabalho em altura e o aumento na velocidade de construção da usina.