Motorista para na faixa de pedestre diariamente em todo o país
Motorista estaciona em cima de calçada, atrapalhando os pedestres e as pessoas que estão com os carros nas garagens
Motorista avança o sinal vermelho, desrespeitando os sinais de trânsito

O que vou comentar aqui na coluna são situações que ocorrem diariamente em Imperatriz, Goiânia, Belém, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, em Parauapebas (PA), enfim, em qualquer lugar do Brasil. São cenas que presenciamos dia e noite. Vejamos apenas 13 exemplos:
1)    O sujeito dirige a 30 km em rodovia federal ou estadual, atrapalhando o trânsito, sem se importar com quem vem logo atrás dele. Não está nem aí para os outros motoristas.
2)    O cidadão (ou cidadã) fala ao celular dirigindo nas rodovias e nas ruas das cidades, colocando em risco a vida de muita gente.
3)    O motorista desavisado para em cima da faixa de pedestre.
4)    O sujeito não respeita o semáforo e avança o sinal sem respeitar os motoristas que vão cruzar a rua.
5)    O pai coloca um filho de 3 anos entre os braços e continua dirigindo pelas ruas das cidades como se o garotinho já tivesse noção básica de comandar um carro, sem se tocar que ele, pai, pode provocar um acidente envolvendo outras pessoas e causar a morte do próprio filho em uma batida qualquer.
6)    O motorista não presta atenção que em determinada via o semáforo está fechado para quem vai virar à direita, mas está aberto para quem seguirá pela esquerda e fica parado atrapalhando o trânsito.
7)    Prejudicando a própria saúde e da família dele, o motorista acende um cigarro e fuma com toda tranquilidade dentro do carro ao lado da mulher e dos filhos pequenos, às vezes só com o vidro do seu lado aberto.
8)    Às vezes o trânsito está engarrafado em uma pista e na outra que faz o cruzamento, mas o motorista não tem a boa vontade de abrir passagem para o motorista da outra rua ou do balão (ou rotatória), mesmo sabendo que o semáforo se fechará em segundos e ele ficará no meio da pista impedindo e engarrafando mais ainda o trânsito.
9)    O motorista sabe que é proibido beber e dirigir, mas insiste em desfilar pelas ruas com uma lata de cerveja na mão direita e um som - com uma música péssima - bem alto.
10)    O sujeito vê a placa de garagem e sujeito ao guincho, mas teima em parar o veículo em frente à mesma, sem se preocupar com o direito constitucional - do outro - de ir e vir. E às vezes, mesmo o motorista prejudicado utilizando-se da buzina, o infrator não se toca e demora o tempo que ele achar necessário para retirar seu carro da frente da casa da pessoa, sem levar em contar que o motorista prejudicado muitas vezes está com pressa para levar o filho à escola ou alguém ao hospital.
11)    Por que muitas vezes alguns motoristas teimam em parar o veículo em mão dupla, prejudicando outros motoristas? Em alguns casos, o cidadão irresponsável entra em padaria, farmácia ou um bar, para fazer compras ou colocar crédito em celular e esquece que alguém precisa sair com o carro que ele - infrator - está impedindo a saída.
12)    Por que será que em Parauapebas, Imperatriz ou outra cidade qualquer motoristas de vans ou ônibus coletivos urbanos teimam em parar fora da parada para o embarque ou desembarque de passageiros?
13) E o mais comum: por que motoristas teimam em virar à esquerda ou à direta sem a mínima preocupação de ligar a seta? Ah, só lembrando alguns desavisados: seta foi feita para ser usada. Use e abuse dentro da lei.