O calendário marcava 7 de setembro de 1922 e comemorava o centenário da proclamação da Independência. Com discurso do então presidente Epitácio Pessoa, a primeira transmissão oficial de rádio no País foi realizada com alto-falantes espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro. Em reportagem que comemora os 90 anos da mídia no Brasil, feita por Ethevaldo Siqueira para a CBN, o jornalista conta que, à época, as pessoas reagiram de maneira curiosa, com admiração, espanto e medo.
Depoimento do então presidente Epitácio Pessoa marcou a primeira transmissão de rádio no Brasil (Imagem: Divulgação)
"Pregadores religiosos fizeram longos sermões avisando que o fim estava próximo porque para eles transmitir a voz sem fio era coisa do demônio", contou Ethevaldo durante o 'Jornal da CBN' de quinta-feira, 6.
Para realizar a transmissão, uma estação de 500 watts instalada no morro do Corcovado pela empresa Westinghouse Electric International foi usada. Não demorou para que, sete meses depois, Edgard Roquete Pinto e Henry Morize inaugurassem a primeira emissora de rádio do País.
Ethevaldo reforça o papel da mídia como formadora de opinião, sendo responsável por influenciar a Revolução de 1930 e o período de ditadura militar.
Dedicada a músicas, a plataforma começou a ter cunho jornalístico depois da década de 1960 com notícias sobre o trânsito nas grandes cidades. Em São Paulo, a Eldorado foi pioneira com o projeto "ouvinte-repórter", em que o público ligava para a emissora e passava informações.
Edição Nº 14501
Redação Comunique-se
Lima Rodrigues
Comentários