O que é acidente?

Todo evento não premeditado, de que se resulte dano em veículo ou na sua carga e/ou lesões em pessoas e/ou animais em que pelo menos uma das partes esteja em movimento nas vias terrestres ou áreas abertas ao público. Pode originar-se, terminar ou envolver veículo parcialmente na via pública.
Na verdade, não temos um número exato, uns dizem 32.000 outros 35.000 e há até quem afirma que são mais de 40.000 mortes por ano no Brasil vítimas de acidentes de trânsito.
Vamos aos fatos: segundo estes números, são em média 4 vítimas fatais por hora em nosso trânsito, porém os números devem estar bem acima disso, pois no Brasil o sistema de saúde não tem ligação alguma com os órgãos de trânsito. Mas o que tem isso a ver com as estatísticas? Pois bem, quando acontece um acidente, só são contabilizadas pelas polícias Federal e dos Estados as vítimas que faleceram no local, estas sim vão para as estatísticas. No entanto, quando a vítima é levada para atendimento, se falecer 10 minutos ou 6 meses após o acidente, não entra na estatística porque no atestado de óbito constara do que a pessoa faleceu. Exemplo: lesões múltiplas e traumatismos causando parada cardíaca e respiratória por envolvimento em acidente automobilístico. Essas informações são de forma retroativa onde mostra primeiro a causa da morte e depois o motivo (acidente). Como as autoridades de trânsito não têm acesso a essas informações, pois na hora do acidente as vítimas que são atendidas com vida constam do B.O como vítimas com ferimentos leves ou graves, daí o motivo das estatísticas com relação a mortes em acidentes de trânsito não serem exatas.