Ao pesquisar na internet a punição para os motoristas sujões, encontrei dados interessantes no site de www.postogalo.com.br, do Paraná. Confira a comentário publicado pelo site sobre este importante tema que aborda hoje na coluna.
Uma das cenas mais revoltantes no trânsito é ver alguém jogando lixo ou objetos para fora do carro. Pois saiba que, se o porcalhão for flagrado pelos fiscais de trânsito cometendo esta irregularidade, tem que pagar multa no valor de R$ 85,00 e ainda perde 4 pontos na carteira, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dependendo do volume do material, o infrator pode também ser enquadrado por crime ambiental.
Uma pesquisa realizada na Inglaterra, mas que serve também como parâmetro para o Brasil, revelou as desculpas usadas pelos motoristas que costumam fazer as ruas de lixeira: 27%, evitar o mau cheiro dentro do veículo; 22%, livrar-se da bagunça; 17%, preguiça de encontrar uma lixeira; e 16% põem a culpa no tráfego, que os impediria de parar o carro para jogar o lixo no lixo.
As estatísticas ficam mais assustadoras quando se leva em conta o tempo de decomposição dos objetos mais atirados: pontas de cigarro, de um a cinco anos; frutas, de dois a 12 meses; chiclete, cinco anos; plásticos, de 100 a 450 anos; alumínio, de 200 a 400 anos; vidro, 4 mil anos; metal, cerca de 100 anos.
Mesmo que a residência não seja o próximo destino do motorista, não há desculpas para não jogar embalagens, copos e restos de comida em um lugar adequado. Além das lixeiras espalhadas pela cidade, comércio e locais públicos, muitas empresas distribuem saquinhos de plástico ou de pano, que ficam dentro do carro e facilitam o recolhimento dos resíduos. Se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente agradece. Com Informações da Abetran (Associação Brasileira para Educação de Trânsito)

Torcendo para que as pessoas tenham mais respeito à natureza e às ruas das cidades, deixo aqui um forte abraço e aguardo vocês na próxima semana.
Email: limarodrigues.lima@gmail.com
Facebook: limarodrigues rodrigues
Skype: limarodrigues59@gmail.com