Com o apoio da Fundação Vale, da potente Vale, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) lançaram na segunda-feira (18), em Canaã dos Carajás (PA), a cartilha Proteger é Preciso - Todos juntos contra a violência sensual em crianças e adolescentes. O evento contou com a presença da ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (PMDB).
A cartilha faz parte de uma iniciativa do município que tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual. A cidade será um projeto piloto para os demais municípios do Brasil.
O Coordenador Residente das Nações Unidas no Brasil e Representante do Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, Jorge Chediek, e a presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores Públicos ABMP, Hélia Barbosa também participaram da solenidade.
Durante o evento, foi assinada uma parceira entre a Prefeitura, a Fundação Vale e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), denominada Programa Aliança Para o Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajás.