A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Senado realiza audiência pública amanhã (26), às 14h, para divulgar e debater o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), especialmente quanto ao monitoramento e acompanhamento das mudanças climáticas no continente antártico e seus impactos no território brasileiro.
De acordo com a Agência Senado, na última reunião da CMMC, o presidente do colegiado e autor do requerimento de convocação da reunião, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), relatou a visita que fez, a convite da Marinha brasileira, à Antártica. Vão participar da reunião autoridades e especialistas no assunto. De acordo com Sérgio Souza, a península antártica, que avança em direção ao continente sul-americano, tem sofrido fortes efeitos do aquecimento global. Ele ressaltou, porém, que o restante do continente está relativamente bem preservado.
Segundo o senador, caso a maior parte da camada de gelo da antártica ocidental venha a se derreter, devido a uma elevação de 5ºC da temperatura da água, o nível do mar pode subir em até sete metros, provocando grandes inundações ao redor de todo o globo.