No Pará, o senador Jader Barbalho (PMDB) perdeu nos principais municípios, especialmente em Ananindeua, onde o filho Helder Barbalho (PMDB) não conseguiu eleger seu candidato Chicão (PMDB), que conquistou apenas 27,76% dos votos válidos, ou seja, 60.507 votos, enquanto o candidato do governador Simão Jatene (PSDB), Manoel Pioneiro (PSDB), foi eleito com 117.369 votos, ou seja, 53,85%.
O PMDB conseguiu reeleger Chamozinho em Curionópolis, o antigo Trinta, e o pecuarista Osvaldinho, em Xinguara. Em Tucumã o partido de Jader Barbalho elegeu Adelar Pelegrini, que venceu o atual prefeito Celso (PSD).
O PPS fez a festa no sul e sudeste do Pará, elegendo João Salame em Marabá. Vale lembrar que o deputado estadual Salame foi um dos destaques da campanha a favor da criação do Estado de Carajás no ano passado. Salame derrotou Tião Miranda, do PTB, ex-prefeito da cidade. Em Tucuruí, o atual prefeito Sancler foi reeleito também pelo PPS. Ele venceu Jones William, do PT. Outra vitória do PPS foi em Eldorado dos Carajás, com Divino do Posto. Ele derrotou Célio Boadeiro, do PDT. O atual prefeito, Genival do PT, ficou em terceiro lugar.
Em Palestina do Pará, a primeira cidade logo após a divisa com o Tocantins, o PSDB elegeu Maria Ribeiro. Em Redenção, o PRP elegeu Vanderlei Coimbra.
Em Parauapebas, o empresário Valmir da Integral (PSD) venceu o candidato do PT, José das Dores Couto, o Coutinho, com quase 20 mil votos de diferença. Ah, por falar nisso, o imperatrizense Odilon Rocha de Sanção (PMDB) foi reeleito para seu quinto mandado à Câmara de Vereadores da Cidade dos Minérios.
Edição Nº 14526
Pará
Lima Rodrigues
Comentários