O Pará é o maior exportador de animais vivos do país para vários países, incluindo o maior importador, a Venezuela, e outros como Egito e Líbano. Há poucos dias,  da Fazenda Boa Esperança, no município de Curionópolis (PA), foram embarcadas em 100 carretas e caminhões 4.500 novilhas só para a Venezuela.
Para que o embarque fosse feito, todos os animais passaram por uma quarentena onde foram submetidos a exigentes controles sanitários dos ministérios da Agricultura do Brasil e da Venezuela, além da ADEPARÁ- Agência de Defesa Sanitária do  Estado do Pará. Dois veterinários venezuelanos acompanharam o embarque das novilhas, que foram levadas para o porto de Barcarena, de onde seguiram para uma viagem de cinco dias e cinco noites até Caracas. O Pará é o maior exportador  de animais vivos devido a sua posição geográfica estratégica.
O embarque dos animais nas carretas para exportação foi destaque no programa Conexão Rural que apresento todo domingo pela manhã na RBATV-Parauapebas, Band, canal 30.