Armstrong durante uma palestra no Centro Espacial Kennedy, em 1999, na comemoração aos 30 anos do primeiro pouso na Lua. (Fonte: Wikipédia)

Decorreram já quarenta anos sobre a data em que um ser humano deixou o planeta Terra e, pela primeira vez, pousou o pé no solo lunar. Quem não era nascido ainda poderá agora espantar-se com as maravilhas da tecnologia de há quatro décadas; porém quem acompanhou ao vivo este acontecimento, decerto recordará com emoção as imagens que documentaram a maior odisseia da espécie humana.
Foi, sem dúvida, a maior aventura da espécie humana, a mais ousada, a mais perigosa e a mais difícil de concretizar. Dia 20 de julho fez quarenta anos que seres humanos se atreveram a caminhar noutro solo que não o do seu planeta-mãe, a mais de 300 000 Km de distância. Transportada pelo fantástico Saturno V, a nave espacial Apollo 11 levou a bordo os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong, que foram a face visível de uma equipa de milhares de pessoas que permitiu a concretização desta grandiosa epopeia. Recordar a viagem da Apollo 11 é recordar um dos pontos mais altos da história da Humanidade; é recordar um pouco de nós próprios. Felizmente há imagens.
Apesar da viagem ter demorado oito dias e a permanência na lua apenas 21 horas, toda a preparação da missão demorou uma década. Não esquecemos as imagens dos foguetões a erguerem-se no ar, das tentativas tragicamente fracassadas, dos astronautas a flutuar no espaço, da árida paisagem lunar, do nosso pequeno planeta visto do espaço, do centro de controle de Houston, do resgate da cápsula espacial no meio do oceano ou do desfile triunfal dos conquistadores da lua pelas ruas de Nova Iorque.
O regresso à Terra, ou melhor, à água era um processo complicado e perigoso.
O desfile triunfal dos astronautas nas ruas de Nova Iorque em 13 de agosto de 1969 foi espetacular. Quem assistiu afirma ter sido o maior que a cidade jamais presenciou. (Fonte: www.poralbrasil.com.br)
O Homem esteve na Lua?