Seria interessante se em todas as cidades existissem cestas ou latões de lixo ao longo de suas ruas, mas como isso é impossível, é importante que a população colabore. Entretanto, o que se vê na maioria das cidades brasileiras é o povo desrespeitando o meio ambiente e jogando garrafas de refrigerante, de água mineral ou latas de cervejas e resto de alimentos nas ruas ou nas beiras de rodovias. Há casos, inclusive no Rio de Janeiro, em que os garis acabam de passar o “vassourão” e a pessoa joga papel ou lata de cerveja no chão, na maior cara de pau.
Isto não é educação que se aprende em escola, não! É educação de berço. É educação que vem de casa desde a infância. O povo deveria colaborar mais, mas infelizmente isso não acontece.
Os governantes têm suas falhas, claro. Faltam investimentos em infraestrutura, especialmente em saneamento básico, mas estou referindo-me apenas às atitudes básicas do dia a dia que observo por onde ando. Já presenciei cada cena que causou revolta.
Vamos torcer para que esta situação mude um dia e as pessoas tenham mais consciência sobre o descarte do lixo e ajudem a preservar o meio ambiente. Lixo jogado nas ruas acaba entupindo bueiros e causando outros transtornos nas galerias de rede de água pluvial.