Nada contra a música sertaneja atual. A ideia aqui é apenas comentar sobre o assunto do dia, ou melhor, da semana, do mês ou do ano... A badalada música sertaneja. Será se nossos compositores não andam mais inspirados como antigamente? Ou será se o gosto do público mudou? Perdoem-me os amantes do sertanejo (eu gosto de algumas, claro), mas as letras de antigamente tinham mais conteúdo.
As coisas mudaram muito. Tenho 52 anos de idade e tive oportunidade de curti muitas fases da Música Popular Brasileira (MPB) ouvindo em casa ou no rádio do carro sucessos de João do Vale, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Elis Regina, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Gal Gosta... bons tempos do Fagner, Belchior, Paulo Diniz e Osvaldo Montenegro... os sambas de Roberto Ribeiro, Beth Carvalho, Martinho da Vila... as profecias de Raul Seixas, as belas canções de João Bosco, Vinícius e Toquinho, Moraes Moreira, sem falar em sucessos ou lançamentos do mestre Luiz Gonzaga, da talentosa Elba Ramalho, do profeta do sertão Zé Ramalho ou da nação pernambucana representada por Alceu Valença, Geraldo Azevedo e mais recentemente com o magnífico Lenine. Ou o romantismo de Altemar Dutra, a boemia de Nelson Gonçalves, a malandragem de Bezerra da Silva, o jeito único de Jackson do Pandeiro e o protesto de Geraldo Vandré.
Claro, como é bom ouvir até hoje (meu lado romântico-brega): as músicas de Evaldo Braga, Nelson Ned, Roberto Muller, Paulo Sérgio, José Ribeiro, Genival Santos, Odair José, Fernando Mendes, José Augusto, Reginaldo Rossi, Ray Douglas, Stênio e muitos outros cantores e bandas.
Mas, enfim, fiz esta longa introdução para comentar sobre a música de hoje que estoura nas rádios de todo o Brasil, com saudade de lançamentos da verdadeira MPB. Hoje, o que vemos é o verdadeiro sucesso da MPS (repito: Música Popular Sertaneja).
Sem querer aqui menosprezar os talentos sertanejos, trago o assunto para reflexão. Veja hoje o nome da música que mais toca nas rádios nas últimas semanas: Tchu Tcha Tcha, da jovem dupla João Lucas e Marcelo, que, graças a um empurrão do jogador do momento Neymar, viu sua mistura de arrocha e funk virar hit de uma hora para outra.
E não é só com Tchu Tcha Tcha que a dupla faz sucesso. Marcelo é compositor de Lágrimas, de Victor & Leo, e Incondicional, a nova de Luan Santana.
- É uma fase ótima, não posso negar, afirma Marcelo.
Olha o que diz a letra do sucesso do momento:
Eu quero tchu
Eu quero tchã
Eu quero: tchu tcha tchá thu cu thu cu tchá,
tchu tchu tcha tchá tchu cu tchu cu tchã
Eu quero tchu
Eu quero tchã
Eu quero: tchu tcha tchá thu cu thu cu tchã,
tchu tchu tcha tchá tchu cu tchu cu tchã
Cheguei na balada doidinho pra biritar
A galera tá no clima todo mundo quer dançar
Uma mina me chamou e disse: faz o Tchu Tcha Tcha
Perguntei o que é isso ela disse eu vou te ensinar
É uma dança sensual em Goiânia já pegou
Em Minas explodiu Tocantins arrombou
No nordeste as mina faz no verão vai pegar
Então faz o Tchu Tcha Tcha o Brasil inteiro vai cantar
Com o João Lucas e Marcelo.
Taj Mahal, uma regravação da música de Jorge Ben Jor, feita por Falcão e Os Loucomotivos, cita uma frase que lembra uma música de Gusttavo Lima - que fez muito sucesso no ano passado e ainda toca muito nas rádios hoje em dia, mas tem uma poesia. A letra diz:
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê...
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê...
Uhou! Uhou!
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê...(2x)
Foi a mais linda
História de amor
Que me contaram
E agora eu vou contar
Do amor do príncipe
Shah-Jehan pela princesa
Mumtaz Mahal
Do amor do príncipe
Shah-Jehan pela princesa
Mumtaz Mahal...
O cantor Gusttavo Lima ganhou destaque nacional em 2011 e lançou um sucesso atrás do outro, incluindo a Balada Boa, uma música bastante agitada que vem esquentando as noites sertanejas em todo o país. Veja a letra. Compare:
Eu já lavei o meu carro
Regulei o som
Já tá tudo
Vem que o reggae é bom
Menina fique à vontade
Entre e faça a festa
Me liga mais tarde
Vou adorar vamos nessa
Gata me liga
Mais tarde tem balada
Quero curtir com você na madrugada
Dançar, pular
Que hoje vai rolar
Gata me liga mais tarde tem balada
Quero curtir com você na madrugada
Dançar, pular
Que hoje vai rolar
O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche
Gusttavo Lima e você
O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche
Gusttavo Lima e você
O mercado da música é assim. Novos talentos surgem a cada dia e os ritmos vão mudando a cada momento. De 10 músicas mais tocadas hoje em dia nas rádios, 10 são sertanejas:
1)Humilde residência (ao vivo) Michel Teló; 2. Já não sei mais nada, Bruno & Marrone; 3. Incondicional (ao vivo), Luan Santana; 4. Sonho de amor (ao vivo) - Zezé de Camargo & Luciano; 5. É tenso (ao vivo) - Fernando & Sorocaba;
6. Lê Lê Lê - João Neto & Frederico; 7. Final de semana (ao vivo) - João Bosco & Vinícius; 8. E agora - Daniel; 9. Tá bagunçado (ao vivo) - George Henrique & Rodrigo; 10. Lágrimas - Victor & Léo.
Nos anos da década de 1960, entre as 100 músicas de autores brasileiros mais tocadas estavam essas com belas letras e melodias:
1) Banho de Lua, Celly Campello
2) A Noite do Meu, Dolores Duran
3) Esmeralda, Carlos José
4) Mulher de Trinta, Miltinho
5) Menina Moça, de Tito Madi
6) Marina, com Cauby Peixoto
7) Alguém Me Disse, Anísio Silva
8) Meu Dilema, Nelson Gonçalves
9) Se Acaso Você Chegasse, Elza Soares
10) Me Dá Um Dinheiro Aí, Moacyr Franco
11) Negue, Carlos Augusto
12) Serenata Suburbana, Dalva de Andrade
13) O Amor e a Rosa, Elizeth Cardoso
14) Por Quem Sonha Ana Maria - Juca Chaves
15) Cinzas do Passado - Cláudio de Barros
16) Leva Tudo Contigo - Jorge Goulart
17) Ô Crides - Ronald Golias
18) Ironia - Angela Maria
19) Fechei a Porta - Jamelão
20) Creia - Osmar Navarro
21) Tu és Meu Castigo - Agnaldo Rayol
22) Oração de Amor - Luis Claudio
23) La Violetera - Angela Maria
24) Presidente Bossa Nova - Juca Chaves
25) Marcianita - Sergio Murilo
26) História da Minha Vida - Emilinha Borba
27) Bimbobey - Sônia Delfino
28) Chiclete com Banana - Jackson do Pandeiro
29) Que Tinha de Ser - Silvia Telles
30) Meditação - Isaura Garcia
31) Cearense - Súplica Gordurinha
Músicos que fizeram sucesso na década de 1980:
Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Velos, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Vinicius de Moraes.
Cantores e bandas nacionais que fizeram sucesso nos anos 80: Ney Matogrosso, Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Roberto Carlos, RPM, Cazuza, Engenheiros do Havai, Biquíni Cavadão, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, Ira!, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Leo Jaime, Legião Urbana, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil.
Bandas de rock nacionais que fizeram sucesso na década de 90: Raimundos, Titãs, Ira!, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Legião Urbana, Sepultura, Plebe Rude, Skank, Engenheiros do Hawaii, Nação Zumbi, Pato Fu, Planet Hemp, Charlie Brown Jr,
Cantores brasileiros que fizeram sucesso na década de 90: Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Roberto Carlos, Tim Maia, Gabriel, o Pensador, Leandro e Leonardo, Marisa Monte, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Cesar.
Eu pergunto: o que houve com a Música Popular Brasileira?
Com exceção de Maria Gadú, Teresa Cristina, Maria Rita, Lenine, Zeca Baleiro, Dudu Nobre, Thiaguinho, o mais novo pagodeiro do momento, com direito a matéria especial no Fantástico do último domingo e tudo, quase nada apareceu de bom no Brasil em termos de músicas. Mas a MPS – Música Popular Sertaneja vem fazendo sucesso cada vez mais. Nada contra os sertanejos, repito pela décima vez, mas eles estão dominando o mercado nas últimas duas décadas consecutivamente, enquanto que os cantores de MPB praticamente não lançaram músicas novas ou se o fizeram, não atingiram o sucesso de outrora. Vale a pena discutir o assunto. Afinal, música é cultura, tudo é Brasil e quem decide é o povo. Claro, com um empurrãozinho das rádios.
Desculpe-me, leitores da coluna, mas ainda gosto de um chorinho, Pixinguinha, Valdir Azedo, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Cartola e da Bossa Nova de João Gilberto, Tom Jobim, Nara Leão...e por aí vai....VIVA A NOSSA MÚSICA BRASILEIRA.
(Com informações do www. ionline.com.br, www.vagalume.com.br e (www.suapesquisa.com.br).
Comentários