A população de Curionópolis (PA) está dividida quanto à possibilidade de mudança de nome da cidade, localizada no sudeste paraense, a 700 km de Belém e a 17 km da entrada da nova mina do garimpo de Serra Pelada. Algumas pessoas até hoje chamam o município pelo antigo nome: “Trinta”, quando era apenas um distrito de Marabá.
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu no último dia 6 de março um Projeto de Decreto Legislativo – de autoria do deputado estadual Fernando Coimbra (PSD), autorizando a convocação de um plebiscito para que a população possa manifestar sua opinião sobre a mudança de nome do município para Serra Leste.
O projeto foi proposto às comissões e deve ir a plenário em, no máximo, 45 dias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) fixou o prazo de 180 dias para a realização do plebiscito, a contar da data de publicação do Decreto Legislativo. Segundo avalia Coimbra, a mudança de nome poderia dar maior visibilidade ao município, tanto no cenário nacional, como no internacional. “Curionópolis tem uma das principais jazidas de ouro do Pará, com capacidade para produzir, inicialmente, 150 toneladas. Grande parte de suas riquezas fica na região de Serra Leste, onde a Vale implantou o projeto para explorar os minérios. É preciso considerar isso”. (Com informações do Blog do Zé Dudu)
Na enquete feita pela coluna na sexta-feira (16), em Curionópolis, o povo mostrou-se dividido sobre o assunto. Confira as opiniões: