Priscila Fonseca

Com a chegada das 'Eleições Municipais 2012', que vão acontecer no dia 7 de outubro, primeiro domingo do mês, a imprensa começou a organizar os debates e a cobertura jornalística da agenda dos candidatos. Emissoras de televisão, rádio, jornais e portais de comunicação estão dedicando suas páginas e manchetes de telejornais para a disputa eleitoral. Sobre o assunto, os veículos trazem cobertura e informações similares.
UOL, Terra e G1 criaram páginas especiais com últimas notícias, destaque das eleições, guia do leitor, infográficos, campanha, galeria de fotos e acompanhamento da agenda dos candidatos de cada região do Brasil. Os três veículos trabalham com infográficos e trazem o calendário das eleições e informações de serviço para o leitor. Entre as matérias recorrentes estão a corrida pelos favoritos e as votação em cidades pequenas, que trazem peculiaridades como candidatos concorrendo sozinhos. O UOL, em parceria com a Folha, iniciará as sabatinas nesta semana.
Os impressos O Globo, Folha de S. Paulo e Tribuna de Minas apresentaram especiais e suas manchetes trazem informações sobre campanha, partidos e perfil dos candidatos, assim como propostas que eles pretendem alinhar. As enquetes e o trabalho com as redes sociais também fazem parte da proposta dos veículos.
As emissoras de TV, como Rede Globo, SBT, Band e Record estão organizando sabatinas em suas respectivas programações. Suas afiliadas também apresentaram debates, séries especiais e encontros, além das notícias recorrentes dos telejornais.
Levando em conta a onda de transmissões e matérias jornalísticas, o rádio não fica de fora. Para as eleições de 2012, emissoras paulistanas começaram a entrevistar os candidatos para o cargo municipal. Bandeirantes, CBN e Rádio Capital contaram com a presença dos políticos em seus estúdios, que posicionaram suas propostas.