Infelizmente, após alguns anos dos crimes praticados, o julgamento do mensalão não vai dar em nada. O suposto esquema, que teria desviado milhões de reais, envolve políticos de vários estados e até um ex-presidente da Câmara dos Deputados.
O julgamento é longo, cansativo e feito por competentes e experientes ministros do Supremo Tribunal Federal. Entretanto, aqueles que forem condenados vão entrar com recursos e mais recursos no próprio STF para adiar por muitos e muitos anos até a chegada da famosa frase do Judiciário "TRANSITADO EM JULGADO", ou seja, quando se acabam todas as fases de defesa do cidadão envolvido em algum processo.
Infelizmente, o máximo que ocorrerá será o pagamento de penas leves ou alternativas e de cestas básicas. Os milhões desviados dificilmente voltarão aos cofres públicos. Precisaríamos ter uma justiça mais ágil para julgar mais rapidamente os processos envolvendo os cidadãos comuns ou e, especialmente, os figurões da política. Infelizmente, isso não acontece. Mas fique atento: se você roubar um sabonete em um supermercado ou uma galinha no quintal do vizinho e for pego em flagrante e não for rico de verdade, prepare-se: você vai mofar na cadeia.
Edição Nº 14485
Mensalão, infelizmente, vai acabar em pizza
Lima Rodrigues
Comentários