Por falar em mensalão, veja esta notícia divulgada pelo site Comunique-se, especializado em comunicação social.
Desde o início do julgamento, imprensa publica mais de 38 mil matérias sobre o mensalão
Jacqueline Patrocinio
Com o início do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste mês, a imprensa veiculou matérias e séries especiais para relembrar o esquema de distribuição de dinheiro em troca de apoio político. Desde então, aproximadamente 38.500 reportagens foram produzidas sobre o escândalo revelado durante o governo Lula.
O número de manchetes corresponde ao período de 2 a 13 de agosto, somente em sites brasileiros, de acordo com o Google. Antes do início do julgamento, em um intervalo similar, 27.100 textos foram publicados citando o termo "mensalão". Nos primeiros dias, a mídia deu destaque ao desentendimento dos ministros Barbosa e Lewandowski sobre o desmembramento do julgamento solicitado por Thomaz Bastos; e a atuação do ministro Dias Toffoli, que já foi advogado do PT e teve vínculos com José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, falou por quase cinco horas, pediu prisões ao final do julgamento e disse que nada acontecia sem a autorização de Dirceu. Na última semana, a defesa dos 38 réus começou a ser ouvida. Os advogados de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e Marcos Valério, acusado de ser o operador do esquema, admitiram caixa 2.
Nessa segunda-feira, a defesa de Roberto Jefferson questionou a presença de Lula como réu. Os ministros devem começar a votar na próxima quinta-feira, 16.
Outras notícias do Comunique-se que recebi por email:
Comunique-se faz parceria com consultoria global e lança pesquisa inédita no jornalismo brasileiro
Redação Comunique-se
Em parceria com a Deloitte, considerada uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, o Portal Comunique-se lançou nesta semana uma pesquisa exclusiva no Brasil. Trata-se de um estudo que pretende revelar a opinião dos jornalistas sobre uma série de assuntos relacionados ao dia a dia do trabalho na imprensa e ao movimento do mercado de comunicação corporativa.
Prática comum na cultura do Comunique-se, esse tipo de pesquisa objetiva identificar a percepção do jornalista brasileiro quanto a temas vinculados diretamente a sua qualidade e perspectiva de vida no trabalho. "É um estudo que pretende mostrar como o jornalista interpreta o cotidiano profissional, olhando para desafios e tendências no campo da comunicação", explica a gerente de Marketing do Grupo Comunique-se, Thatiana Marchi.
Intitulada Fala, Jornalista, a pesquisa será divulgada previamente no dia 25 de setembro, durante a Edição Histórica do Prêmio Comunique-se 2012. Depois, os resultados serão desdobrados em eventos para diversos públicos interessados no tema. Para participar do "Fala, Jornalista", basta acessar o questionário eletrônico. A participação termina dia 31 de agosto. Para mais informações, escreva para o email pesquisa@deloitte.com ou ligue para (11) 5186-6930. Os dados terão tratamento confidencial, sendo tabulados em grupo e analisados pela Deloitte.
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