Outro filho do pioneiro João Paraibano é o aposentado Lindomar de Sousa Brito, de 77 anos, casado com Magnólia dos Santos Brito. Até hoje o casal mora na Simplício Moreira, perto da Praça de Fátima. Eles são os pais do João Bosco, da Marilan e do Humberto dos Santos Brito, o conhecido Beto ou, para alguns, apenas Betinho. O outro filho, Hugo, morreu em 1983 em um acidente de carro perto do Bananal, na Belém-Brasília.
“Quando chegamos a Imperatriz o prefeito da cidade era o Simplício Moreira e os empresários fortes da cidade eram o Manoel Ribeiro, o Jonas Ribeiro e o Chico Herênio. Tinha também o Sr. Nogueira, dono da primeira farmácia de Imperatriz, na Rua 15 de Novembro, e de diversos imóveis na cidade”, lembra Lindomar Brito, que foi gerente da famosa Casa Paraibana, montada pelo seu pai.
“Naquela época (1955) Imperatriz devia ter cerca de 3 mil e 500 habitantes e três pedaços de ruas: a 15 de Novembro, a Coronel Manoel Bandeira e a Godofredo Viana. Aqui na Praça de Fátima era tudo só mato. Meu pai comprou aquele quarteirão todo na Simplício Moreira com o objetivo de que todos os filhos construíssem suas casas lá, mas isso acabou não acontecendo, porque os filhos fizeram suas casas em outros locais. Quando minha mãe faleceu em 1971, começamos a vender partes do terreno e mais tarde vendemos a casa”, informou Lindomar, que chegou a Imperatriz com apenas 19 anos de idade. A partir daí, meu pai foi morar dois anos na Paraíba com um irmão e depois ficou um tempo em Montes Altos (MA) a convite de um padre amigo dele e foi lá que ele morreu, mas está enterrado no Cemitério São João Batista, em Imperatriz”, lembra Lindomar.
Edição Nº 14548
Lindomar e Magnólia
Lima Rodrigues
Comentários