O jornalista, radialista e cordelista Lima Rodrigues, 53 anos, recebeu na noite de sábado, por ocasião da Festa do Mérito Lojista, na FAP, o Prêmio de Jornalista do Ano de 2012, no evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas e organizado pela Ramos Publicidade. Na oportunidade, foram homenageados também empresários e profissionais liberais que se destacaram em suas áreas de atuação no ano passado.
Colaborando com a imprensa local há mais de dois anos, Lima Rodrigues escreve uma coluna semanal no jornal O Progresso, de Imperatriz, onde começou no jornalismo com apenas 16 anos de idade em 1977. Ele é formado em Comunicação Social (Jornalismo) pelo CEUB, em Brasília, no primeiro semestre de 1984.
O jornalista já trabalhou em grandes empresas de comunicação, entre as quais a antiga Radiobrás (hoje Empresa Brasil de Comunicação - EBC), quando atuou por mais de 17 anos como redator e repórter da Rádio Nacional. O jornalista Lima Rodrigues foi também Chefe do Núcleo de Rádio da Assessoria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ); assessor de imprensa de diversos parlamentares, entre os quais o então líder do PMDB no Senado, senador Valdir Raupp, de Rondônia, e assessor de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB).
Ele havia sido eleito o Jornalista do Ano em 19 de abril pelos jornalistas e radialistas que integram a Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (AICOP). A eleição do jornalista foi em reconhecimento ao seu trabalho durante todo o ano de 2012 com o programa Conexão Rural, que apresenta na RBATV-Parauapebas, Bandeirantes, canal 30, todo domingo, às 9h. No programa, Lima fala sobre agronegócio, agricultura, agropecuária, mineração, meio ambiente, além de destacar a música sertaneja raiz, o sertanejo universitário, o forró pé de serra e a música regional.
"Agradeço em primeiro lugar a Deus por esta conquista. Estou muito feliz e contente pelo prêmio Jornalista do Ano. Agradeço a todos os colegas jornalistas e radialistas que votaram em mim e à direção da RBATV por ter acreditado em meu projeto. O prêmio é fruto de um trabalho de equipe. Ninguém faz nada sozinho. O programa envolve produtores, repórteres cinematográficos, editores e motoristas. Enfim, é uma equipe que faz um programa com muita responsabilidade, conteúdo, dedicação e profissionalismo todo domingo em Parauapebas", afirmou Lima Rodrigues, que nasceu em Marabá (PA), foi criado até a adolescência em Imperatriz e morou mais de 30 anos em Brasília.
Atualmente, além de produzir, dirigir e apresentar o programa Conexão Rural na RBATV, Band, canal 30, o jornalista colabora com a Rádio Filadélfia de Tucuruí (PA) como comentarista; escreve para blogs e para jornais de Parauapebas e faz trabalhos de assessoria de imprensa (freelancer) para a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pela (Coomigasp) e para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL).
No dia 24 de abril, Lima Rodrigues recebeu também em Parauapebas o Troféu Marketing Brasil na Área do Agronegócio também com o seu programa Conexão Rural, que além do agronegócio, abre espaço toda semana para os músicos da nossa cidade (sertanejo raiz e sertanejo universitário, regional, MPB e forró pé de serra).
Vale lembrar que em 2011 o jornalista Lima Rodrigues recebeu das mãos do prefeito de Imperatriz (MA), Sebastião Madeira (PSDB), o troféu Jurivê Macedo como Jornalista do Ano, também em reconhecimento pela sua contribuição à imprensa da região tocantina.