Tive a honra de assistir na segunda-feira, 24, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, à palestra do consultor mineiro J. R. Carjaíba, recordista de público, com mais de 1 milhão de pessoas treinadas em todo o país. O tema da palestra foi  “Vendas não caem do céu, então mexa-se”. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível e todos os produtos arrecadados serão doados à APAE, uma das mais respeitadas entidades do país.
Sempre de alto astral, o palestrante destacou as técnicas de vendas, falou sobre atendimento, citou exemplos de pessoas bem sucedidas na vida, lembrando que todas elas dedicaram-se horas e horas no que pretendiam fazer bem feito. Entre os exemplos citados Carjaíba destacou o ex-jogador Zico, do Flamengo, e o ex-jogador de basquete Oscar, o maior cestinha do mundo, conhecido como “Mão Santa”. O palestrante lembrou que Zico e Oscar treinavam sempre mais que os outros jogadores, mesmo após os treinos, porque queriam ser os melhores em suas áreas. E conseguiram, ou seja, valeu o sacrifício de cada um.
Ao destacar que o objetivo da palestra era de alertar as pessoas e mostrar que as mudanças têm que ocorrer em todos os dias das nossas vidas, Carjaíba fez um alerta:  “Nas minhas palestras, quero mostrar para as pessoas o quanto de potencial elas têm. E que elas enxerguem a sua insignificância. Não em relação aos outros, mas ao que elas poderiam ser. Alertá-las de que, apenas vivendo, as coisas não acontecerão. Elas precisam pensar positivamente e pensar alto, como ensina o escritor tal em O SEGREDO, um dos livros mais vendidos no mundo.
Depois, para descontrair a plateia, o palestrante deu o sério recado em tom de brincadeira: “Mas tem gente que pensa alto em ter boa casa, um bom carro, passear nas praias, ter um belo sítio e viajar o mundo, mas só pensam e sonham, mas esquecem de coisas fundamentais: se não trabalhar e estudar muito, as coisas não acontecerão.  Então, preparem-se para aproveitar as oportunidades em Parauapebas, uma das cidades que mais crescem no Brasil”, afirmou.
A maioria dos lojistas e vendedores elogiou a iniciativa da CDL em promover a palestra e espera que este tipo de evento ocorra mais vezes na cidade.