Está muito cedo para as eleições presidenciais do ano que vem, mas as pesquisas já estão nas ruas. A mais recente foi anunciada ontem (terça) pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, em Brasília, e divulgada nos principais sites de notícias e nos jornais. A pesquisa foi realizada em parceria com o instituto MDA. Aliás, há muitos anos que a CNT promove estas pesquisas.
De acordo com a pesquisa, “a presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno para a Presidência da República caso as eleições de 2014 fossem hoje”. Nos dois cenários analisados pelos pesquisadores, a presidente teria mais de 50% das intenções de voto.
Confira as duas situações, conforme destacou ontem, por exemplo, o site Uol: no primeiro cenário avaliado, a presidente teria 52,8% das intenções de voto, contra 17% do senador Aécio Neves (PSDB-MG); 12,5% da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e 3,7% do governador Eduardo Campos (PSB-PE).
Na segunda simulação, em que figuram apenas Marina e Aécio, Dilma lidera, com 54,2% das repostas dos entrevistados, ante 18% de Aécio e 13,3% de Marina. Os entrevistados que votam em branco somam 8,6% e os que não sabem ou não responderam totalizaram 5,9%.