O padre Anísio Baldessin, coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo, escreveu um artigo no semanário litúrgico-catequético O DOMINGO no qual fala sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. Confira alguns tópicos:
“Cuidar da saúde é dever do Estado. Essa afirmação não merece nenhuma contestação – pois está escrita na Constituição. Portanto, não podemos querer caminhar na contramão, tirando essa responsabilidade do poder público. Além disso, pela quantidade de impostos que pagamos, o governo não faz nada mais do que a obrigação quando zela pela saúde da população”.
“No entanto, dentre tantas pesquisas sobre envelhecimento da população mundial, há que destacar a que foi feita em Stanford, famosa universidade americana. Concluiu-se que, mais do que em outras épocas, a valorização do estilo de vida tem propiciado uma sobrevivência, com qualidade, superior a vinte anos para quem já está na faixa dos 65 anos”.
“Esse aumento qualitativo de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), depende: 53% de hábitos saudáveis de vida; 20% do meio ambiente; 17% da herança genética; e apenas 10% de assistência médica. Ou seja, nunca é demais lembrar a importância do controle da alimentação, das atividades físicas diárias, como caminhadas (de no mínimo trinta minutos), das leituras com temas de interesse e da participação em trabalhos sociais, que propiciam enorme bem-estar”. (...)
O padre Anísio Baldessim conclui o artigo destacando que “a saúde, como plenitude de vida e estado de completo bem-estar, tem raízes profundas, que envolvem todo o comportamento humano individual e coletivo”.

Governo

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, tem investido em saúde, mas claro que os recursos não são suficientes para atender toda a demanda. Não depende só dele. Depende do governo do estado e de recursos federais por intermédio de emendas apresentadas por deputados e senadores do Maranhão ao orçamento da União. E quanto ao governo federal, o que ele está fazendo para melhorar a saúde do brasileiro? A coluna pesquisou o site do Ministério da Saúde e destaca aqui alguns dos programas implantados pelo governo federal.