Ok amigo, você venceu! Meu time não jogou nada no domingo. Como diz o ditado, o Vasco nadou, nadou e morreu na praia. Ganhou oito jogos, incluindo as vitórias em cima do Flamengo e de seu Fluminense, mas na hora que mais precisou jogar bola, não jogou. Fred e Deco desequilibraram pelo Tricolor. No meu Vasco, o goleiro, a defesa, o meio de campo e o ataque estavam todos perdidos. Ninguém se entendia; e para completar, no desespero, o zagueiro Dedé, que de vez em quando se dá bem como “atacante”, resolveu ficar quase plantado lá na frente como “atacante”, mas domingo não foi o dia dele.
Meu caro Paulo, parabenizo você e todos os torcedores tricolores pela conquista do primeiro turno do campeonato carioca, a tradicional Taça Guanabara. A nós, vascaínos, só no resta lamentar o ocorrido, torcer para conquistar o segundo turno, a chamada Taça Rio, e ir para a final com o Flu de novo e ser campeão estadual. Chega de ser vice.
Só lamento que, ao contrário do campeonato carioca do ano passado – quando o time vascaíno foi eliminado por times pequenos na Taça Guanabara –, neste ano o Vasco realizou uma bela campanha com 100% de aproveitamento, vencendo todos os jogos, até o decisivo e o triste jogo de domingo passado contra o Fluminense.
De qualquer forma, apesar do resultado, continuo sendo vascaíno de coração, juntamente com meu filho Renato, de 16 anos, e, claro, assim como muita gente famosa: Roberto Carlos, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, jornalista Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho... e muitos outros.
Futebol é a alegria do povo. A arte do futebol, desde a época de Garrincha, Pelé, Rivelino, Tostão, Jairzinho, Zico, Falcão, Junior, Roberto Dinamite e muitos e muitos outros craques do passado. E mais recente com Romário, Rivaldo, Kaká e atualmente com Neymar e companhia. O Brasil é o país do futebol. E o bom de tudo é saber perder e parabenizar os vencedores, como fiz domingo à noite enviando torpedos para o Paulo da Cartuimp e outros amigos. A vida não é feita só de vitórias. Às vezes, as derrotas servem de lição. Parabéns aos tricolores e bola pra frente. Que venha o segundo turno e a final do carioca, com o Vasco lá, claro!!!
Edição Nº 14339
Crônica - Futebol: a alegria do povo - Recado ao amigo Paulo da Cartuimp II
Lima Rodrigues
Comentários