Lima Rodrigues e o cantor e pecuarista Léo na InterCorte em São Paulo
Este colunista e o jornalista Ricardo Boechat, também na InteCorte em São Paulo
InteCorte São Paulo
 
Conforme destaquei na semana passada, foi realizada em São Paulo, de 21 a 23 de novembro, a última etapa da InterCorte, o grande evento da pecuária de corte do país. Estive lá gravando matérias para o programa Conexão Rural que produzo e apresento há sete anos na Rede TV de Parauapebas e desde maio deste ano na Rede TV de Marabá. Foram três dias de palestras e debates muito interessantes sobre as tendências e novas tecnologias do agronegócio, um setor que contribui bastante com o Produto Interno Bruto (PIB) deste país.
Na InteCorte tive a honra de entrevista o cantor Léo, da dupla Victor e Léo, que é pecuarista em Minas Gerais e no Pará. Em parceria com o pecuarista Hermínio, da Fazenda Malboro, o Léo cria gado da raça Senepol. Ele acredita no crescimento do Senepol no país e na força do agronegócio.
Conversei também com o diretor de marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Ricardo Arantes, o Rick. Ele disse a raça vem crescendo bastante no país, especialmente na região norte, com destaque para Rondônia e o Pará.
 
Comunicação
 
Como conseguir se comunicar melhor com a sociedade? Para responder a essa problemática verificada principalmente na pecuária de corte, a InterCorte, que ocorreu em São Paulo, teve um painel denominado “A Comunicação Além da Porteira”.
O objetivo desse painel foi ser um espaço de troca de informações com a sociedade.
Mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, o painel teve a apresentação de ações de comunicação que vêm sendo desenvolvidas por setores como trigo, cacau, suco de laranja e algodão.Após sua palestra e o painel, eu conversei com Ricardo Boechat. Ele disse que o setor do agronegócio precisa se comunicar mais com a sociedade.
 
Palestrantes importantes
 
Enfim, durante a InterCorte de São Paulo conversei com renomados palestrantes e aprendi muita coisa sobre o dia a dia do agronegócio.
O Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, destacou a importância da produção de leite para o país e para o Pará. “O derivado do leite mais importante não é o queijo, mas sim a geração de emprego e renda no campo”, disse Paulo Martins.
O zootecnista João Marcos Benattifalou sobre as novas tecnologias na área de nutrição, com destaque para umproduto que evita que o suplemento mineral fique empedrado no coxo por causa da chuva.
Ricardo José Frugis, Coordenador de Pecuária Brasil da Oro Agri, explicou as vantagens do uso do óleo de casca de laranja em alguns produtos lançados pela empresa no Brasil na área de pastagem.
Conversei ainda com o consultor e engenheiro agrônomo Wagner Pires, que lançou em São Paulo o livro sobre “Pastagem Sustentável – de A a z”. Muito interessante o livro.
 
Vale amplia investimentos no sudeste do Pará.
 
Em um café da manhã realizado dia 29 de novembro em um hotel de Parauapebas, a Vale reuniu a imprensa para falar sobre os resultados da empresa no terceiro trimestre de 2018 e destacar que os novos projetos da mineradora movimentam a economia da região sudeste do Pará.
Falaram em nome da Vale, o Gerente de Sustentabilidade, João Coral, e o Gerente Executivo de Projetos, Carlos Miana.
São novos projetos na região, com destaque para a implantação do Salobo Três, em Marabá, e do Programa Gelado, no Complexo Minerador de Carajás.Estes investimentos representam um aporte total de 1 bilhão e 700 milhões de dólares, ou seja, R$ 6,4 bilhões. Esta retomada, segundo a Vale, irá dinamizar a economia local, com novas oportunidades de trabalho e renda, além de negócios para as empresas dos municípios de Marabá e de Parauapebas. No pico das obras em 2020, esses projetos vão gerar 6 mil empregos diretos.
Até setembro deste ano, as operações da Vale geraram uma arrecadação de 284 milhões e 500 mil reais de CFEM para o município de Parauapebas. E ainda: 374 milhões de reais em compras locais de junho a setembro.
Na área social, há fomento à cadeia leiteira; intercâmbio em cooperativa; capacitação para o negócio; parceria com escolas; estagiários e traines, unidades móveis para Semas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, e formação nas vilas rurais.
 
Cidadão Honorário de Parauapebas
 
Por indicação do jovem vereador Rafael Ribeiro (MDB), o plenário da Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão de terça-feira (4, por unanimidade, o título de “Cidadão Honorário” para este colunista.
Fiquei muito honrado com a homenagem, cuja cerimônia de entrega do título ainda será marcada pela Câmara de Vereadores.
Confira a matéria divulgada pela a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Parauapebas:
Câmara aprova concessão de título de ‘Cidadão Honorário’ para dois profissionais da comunicação
MC Lobato e Lima Rodrigues serão homenageados pela Câmara Municipal de Parauapebas com a entrega do título de “Cidadão Honorário”, proposta ao primeiro pelo vereador Zacarias Marques (sem partido) e ao segundo por Rafael Ribeiro (MDB). As duas proposições foram aprovadas na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (4).
(...)
 
Lima Rodrigues
 
Já o Título de “Cidadão Honorário” a Josivaldo Lima Rodrigues foi proposto no Projeto de Decreto Legislativo n° 16/2018, por Rafael Ribeiro, pelos relevantes serviços prestados em Parauapebas.
Lima nasceu em 19 de setembro de 1959, em Marabá (PA). É jornalista, radialista, poeta cordelista, escritor, produtor e apresentador do programa Conexão Rural, da Rede TV Parauapebas e Marabá. Atualmente é presidente da Academia Parauapebense de Letras (APL).
Foi criado em Imperatriz (MA) até a adolescência, onde começou no jornalismo no jornal O Progresso em 1977; morou em Uberaba (MG) e em Brasília por mais de 30 anos. Há sete anos faz trabalhos na área da comunicação no Pará e no Maranhão.
É formado em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub). Trabalhou na antiga Radiobras, hoje Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), por 17 anos. Atuou fazendo a cobertura jornalística do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional desde o início do governo do presidente José Sarney até o início do mandato do presidente Lula. Neste período, foi correspondente de diversas emissoras e trabalhou também como assessor de imprensa.
Lima Rodrigues escreveu em literatura de cordel as biografias de várias personalidades e é autor do livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”.
Recentemente, Lima teve uma atuação social que despertou a admiração de muitas pessoas em Parauapebas. O jornalista ajudou um morador de rua, Gabriel Carvalho, a voltar para casa. Com o trabalho, que durou mais de um ano, Lima conseguiu identificar o homem, localizar a família dele, que é de Brasília (DF) e Formosa (GO). Segundo familiares, Gabriel estava desaparecido há 20 anos.
Para o vereador Rafael Ribeiro, Lima Rodrigues é mais do que merecedor da concessão do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas”. “Não só pelo Gabriel, que todos em Parauapebas sabem, mas por todo histórico dele como jornalista, pelo programa Conexão Rural”, relatou.
O Projeto de Decreto Legislativo n° 16/2018 foi aprovado por 12 votos a favor.
 
Tramitação e encaminhamentos
 
Os dois projetos tramitaram pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), foram relatados pela vereadora Eliene Soares (MDB) e receberam pareceres favoráveis para aprovação.
Ambos serão encaminhados para que o presidente Elias da Construforte (PSB) promulgue. Posteriormente, serão agendadas as entregas dos títulos, que deverão ocorrer em sessão solene.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Ascomleg