Respeite o candidato do outro
Estamos a menos de duas semanas do dia das eleições, que ocorrem em 7 de outubro (aonde houver segundo turno a eleição será dia 28 de outubro), e ainda há muita gente indecisa sobre a escolha do seu candidato à presidência da República e aos governos estaduais.
Entretanto, para aqueles que já escolheram seus candidatos, vai uma dica: respeite o candidato do outro. Se você vota no candidato “A” e seu amigo vota no “B” e o outro vota no candidato “C”, ou em outro qualquer, respeite a decisão de cada um, sem críticas ou baixarias nas redes sociais.
Quem vota tem responsabilidade e na maioria das vezes é adulto e consciente sobre o que está falando e comentando. Portanto, sabe muito bem sobre a sua decisão.
O que tenho visto nas redes sociais é tanta discussão infindável e sem pé e sem cabeça, que enjoa. Determinadas pessoas que votam no candidato “A” querem por querem conquistar os votos dos eleitores dos candidatos B, C, D e E. E só o candidato “A” é bom e é o salvador da Pátria. Pelo amor de Deus, respeite o candidato do outro.
Cada cidadão eleitor sabe muito bem o que tem que fazer na cabine de votação no dia da eleição. Não precisa ficar forçando a barra. Assim como não precisa ficar compartilhando fake news (notícias falsas) sobre determinados candidatos. Aliás, sobre isso, a justiça está de olho em quem sai por aí postando ou compartilhando estas notícias falsas nas redes sociais.
Se o seu candidato é bom, o meu, o do vizinho, o do vendedor de picolé, o do artista de televisão ou o candidato do jogador famoso, também é bom. Se alguém vai quebrar a cara depois, deixe pra lá. O importante é você escolher bem o seu candidato. Se ele perder, não chore mais. Daqui a dois anos anos tem eleição de novo. Já vá amadurecendo a ideia. Quem sabe se nas próximas eleições o seu candidato a presidente da República, governador, senador, deputado ou prefeito não poderá ser eleito?
Dia 7 de outubro, no começo da noite, saberemos quem são os campeões de votos e os eleitos para a presidência da República, ou melhor, os que vão para o segundo turno; os eleitos para o Senado, para a Câmara dos Deputados, para as assembleias legislativas ou para a Câmara Distrital no Distrito Federal.
Relaxe! A escolha é sua e não de ninguém que critica abertamente o candidato escolhido por você. Mais respeito nesta hora!
Rede Globo
Muita gente critica a TV Globo por isso e por aquilo, etc., e tal. Não trabalho na Globo e não sou advogado desta importante emissora de televisão, e não vou entrar no mérito se a entrevista tal beneficiou ou queimou tal candidato no Jornal Nacional ou favoreceu o candidato B ou C, mas faço questão de destacar apenas duas questões:
1) No dia em que o candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, sofreu o atentado à faca em Juiz de Fora (MG) a cobertura mais completa (vi vários canais) foi a do Jornal Nacional. Quem tiver dúvida é só assistir aos vídeos na internet.
2) A TV Globo é a única em dá todos os créditos para as emissoras de rádio ou televisão que entrevistam os candidatos. Exemplos: a Band ou o SBT dizem: o candidato A deu entrevista a um portal de notícias, quando todos sabem que foi ao G1, o portal de notícias da Globo. Ou dizem: o candidato B deu entrevista a uma emissora de rádio do Recife. Enquanto os repórteres da TV Globo dizem: em entrevista ao SBT, ou entrevista à TV Bandeirantes, ou em entrevista à Rádio Jornal do Comércio do Recife, ou à Rádio Jovem Pan, ou ao site Uol, etc.
Muitas promessas
Se metade das promessas anunciadas pelos candidatos nos programas eleitorais no rádio e na televisão fossem cumpridas, em quatro anos o Brasil não teria mais problema nenhum nas áreas de educação, segurança, saúde, saneamento básico e infraestrutura de um modo geral. Nossa! Ia ser muito bom. Mas tem candidato prometendo até o que não pode. É interessante que tem candidato a deputado federal que nem sabe quais as funções de um deputado federal e fica falando besteira e prometendo coisa impossível de realizar. Fique atento. Já dizia minha vó: “quando a esmola é grande o santo desconfia”.
Cada uma...
Gosto de assistir aos programas eleitorais na televisão só para ver cada cena que parece programa de quinta categoria na TV. É candidato beijando criancinha, é candidato comendo pastel, é candidato tomando caldo de cana, mesmo só gostando do álcool da cana, isto é, da própria “cana”. É candidato comendo PF em feiras mesmo não gostando de buchada, panelada ou maniçoba ou outro prato típico de determinada região.
Parar para tirar foto, então, nem se fala. Tem candidato que passa os quatro anos sem falar com o eleitor e muitos que os procuram nas assembleias ou na Câmara Federal ou no Senado levam horas e horas de chá de cadeira e na maioria das vezes recebem a resposta: o deputado está viajando. Ou ainda: o senador está em reunião e não poderá atender a senhora. Ou ainda: o senhor pode voltar a semana que vem? Às vezes o cidadão tem mal o dinheiro para a passagem daquele dia e foi lá cobrar o emprego prometido ou aquela ajudinha prometida pelo então candidato na época da eleição.
Mas vote...
Apesar dos pesares, não vote em branco ou nulo. Escolha seu candidato e exerça de fato o seu direito de cidadão e vote dia 7 de outubro ou dia 28 de outubro, se a eleição for para o segundo turno, mas vote. Aquele que diz que detesta política, nem imagina que o quilo do café ou feijão depende da política, assim como o preço da gasolina, e da passagem do ônibus que ele paga também depende da política.
Não entendo
Não consigo entender se a regra futebolística é bem clara, e ainda tem jogador desrespeitando o regulamento: o jogador de futebol que tirar a camisa após ter feito um gol, levará cartão amarelo, e mesmo assim há ainda jogadores que fazem questão de mostrar o corpo, mesmo sabendo que tomarão o cartão amarelo. Não dá para entender.
Não entendo II
Não consigo entender também porque a maioria dos motoristas brasileiros não dá seta com antecedência estabelecida pela lei de trânsito e geralmente liga a seta em cima da hora, e ainda fica nervoso quando alguém reclama.
Não entendo III
Também não entendo porque determinados motoristas andam em alta velocidade, te ultrapassam de um quarteirão para outro irresponsavelmente, se vão virar à direita no próximo quarteirão.
Enfim, um dia vou entender.
Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.
Comentários