A cavalgada de Marabá abriu a 32ª Expoama da cidade paraense
Criada a Aliança da Proteína Animal, em prol do uso correto de antimicrobianos em animais

Expoama de Marabá é aberta com grande cavalgada

Cerca de duas mil pessoas participaram diretamente da Cavalgada promovida no sábado (8), em Marabá (PA), pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade. Além disso, outras milhares de pessoas se posicionaram ao longo das ruas e da Rodovia Transamazônica, num percurso de 15 km, para ver cavaleiros e amazonas passarem em seus animais e charretes das animadas comitivas, que incluíam crianças, jovens e adultos.

A cavalgada fez parte da programação e abriu oficialmente a 32ª Expoama (Exposição Agropecuária de Marabá), que prossegue até domingo, dia 16 de setembro. A concentração dos participantes foi bem cedo em frente ao Aeroporto “João Correia da Rocha”. De lá, os cavaleiros seguiram, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, até ao Parque de Exposição “José Francisco Diamantino”.

Em uma área ao lado do parque, houve a premiação das comitivas vencedoras. A campeã foi a Comitiva Santo Antônio, da Fazenda Santo Antônio. Em seguida, foi servido um grande almoço com muito churrasco para todos os participantes.

Cinco trios elétricos animaram a cavalgada durante todo o percurso, cada trio com um locutor agitando a atração. O evento contou ainda com a participação de todos os órgãos de segurança do município de Marabá.

“Foi uma cavalgada tranquila e bem maior do que nos anos anteriores, sem nenhum incidente. E lembramos que o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá defende sempre bons tratos aos animais”, destacou o presidente do sindicato, Antônio Vieira Caetano, popularmente conhecido por “Nenê”.

EXPOAMA

A 32ª Exposição Agropecuária de Marabá começou no sábado, dia 8, com shows, leilões, palestras, cursos, praça de alimentação, rodeio e muito mais. A novidade desta edição da Feira é a prova de team penning, em equipe, que consiste na separação de animais com rapidez, habilidade e sorte. A atividade está inserida na 5ª Prova de Marcha da Expoama. Trata-se da maior e melhor Feira Agropecuária do Norte do País, que movimentou durante o ano passado, cerca de 30 milhões de reais.

A extensa programação musical, incluindo artistas locais e nacionais, trouxe sábado a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo e hoje, dia 12 de setembro, na abertura do rodeio, a já consagrada dupla Maiara e Maraísa. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Marabá)

Interconf

Começou ontem e termina hoje, no Centro de Convenções de Goiânia, a 11ª edição da Interconf – Conferência Internacional de Pecuaristas, promovida pela ASSOCON – Associação Nacional de Pecuária Intensiva.

A Interconf, que reuniu 1.100 participantes em 2017, é um dos principais encontros do setor pecuário para analisar cenários e apresentar tendências para que os pecuaristas possam fazer seus planejamentos estratégicos.

Entre os inúmeros palestrantes estão: Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos; Leandro Bovo, responsável pelo mercado futuro de commodities na Radar Investimentos; Rafael Marsola, responsável pela área de farelos da Cargill; e Luiz Gustavo Ribeiro, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Neste ano, a Interconf está dividida em três painéis temáticos: Painel Mercado e Política, Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades e o Painel Técnico e Experiências.

“A edição deste ano busca levar informações que auxiliem na tomada de decisão do pecuarista, que passa a ter mais consciência do cenário econômico do Brasil, além de deter dados que auxiliem no aumento da produtividade de lucratividade nas propriedades”, destacou o presidente da Assocon, Alberto Pessina.  (Fonte: Assessoria de Imprensada Interconf)

Aliança da Proteína Animal: entidades setoriais unidas em prol do uso correto de antimicrobianos em animais

O uso de produtos antimicrobianos, entre eles os antibióticos, abrange toda a cadeia de produção animal e é tema recorrente de discussões científicas, econômicas e políticas. O aumento da população e da consequente necessidade de aumento da oferta de alimentos de origem animal determinam a necessidade de melhoria contínua na produção, sempre com mais qualidade e menor custos. Nesse campo, a utilização de antimicrobianos tem sido aliada da produção animal, contribuindo para o aumento da produtividade ao tratar animais enfermos, controlar a disseminação de doenças e prevenir a contaminação de animais saudáveis, entre outros tópicos.

Apesar da comprovada eficácia dessa classe de medicamentos para a produção de alimentos de origem animal, a necessidade de esclarecimentos adicionais sobre sua administração traz preocupação sobre resistência bacteriana e o surgimento de novas doenças. A indústria está atenta e, mais do que isso, empenhada em contribuir para essa discussão, seja em termos de esclarecimento à sociedade seja na motivação do uso responsável e racional de antimicrobianos. Esse compromisso, levou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIF) e Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) a criar a ALIANÇA. A iniciativa está em linha com o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (PAN-BR AGRO) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que fomenta a prevenção das infecções por meio da adoção de boas práticas agropecuárias.

Entre as propostas da Aliança, está a participação dos representantes das entidades envolvidas em ações, simpósios e reuniões, inclusive internacionais, com o objetivo de fomentar a correta utilização dos antimicrobianos e discutir atualizações sobre o tema. (Fonte: Texto Comunicação Corporativa – SP).

Boa semana a todo e até quarta-feira, com saúde e paz.