Jornalistas do Road Show 2018 visitam a AGV Logística, em Vinhedo (SP), onde funciona a Central de Selagem de Vacinas contra a Febre Aftosa
Este colunista na área climatizada da Central de Selagem. Lá, a temperatura varia de 2 a 8 graus e a área é fiscalizada o tempo todo por fiscais do Ministério da Agricultura, para manter a qualidade das vacinas
Após os frascos serem selados, eles são colocados em caixas de isopor e passam por uma quarentena de 90 dias até serem liberados para a campanha de vacinação

Road Show para Jornalistas do Agronegócio

Estamos em São Paulo desde domingo à noite. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe do programa Conexão Rural é convidada para participar do Road Show para Jornalistas do Agronegócio em São Paulo, de 12 a 16 de março. O programa é produzido e apresentado por mim há mais de seis anos em Parauapebas (PA), atualmente na Rede TV.
O convite foi feito pelo jornalista Altair Albuquerque, diretor da Texto Comunicação Corporativa, empresa paulista que presta assessoria de imprensa para os mais importantes grupos do agronegócio brasileiro.
A extensa programação começou na segunda-feira à tarde, quando os jornalistas dos principais órgãos de comunicação da área do agronegócio visitaram, em Vinhedo (SP), a Central de Selagem de Vacinas Contra Aftosa e entrevistaram o vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), Emílio Salani.
Em entrevista coletiva, Salani disse que o Sindan ainda tem esperança que o governo federal altere a data de encerramento do programa de vacinação contra a febre aftosa no Brasil, previsto para começar em 2019 pelo Acre e por Rondônia. “A meta do governo é cancelar a vacinação contra a febre aftosa até 2021 e nós, da indústria de produtos para a saúde animal, esperamos que governo deixe para o iniciar o programa em 2021, ou seja, dando um prazo de dois anos para as indústrias se adequarem nessa questão”, afirmou.

Todas as vacinas contra febre aftosa passam pela Central de Selagem

A Central de Selagem de Vacinas foi criado pela Instrução Normativa 229, de 7 de Dezembro de 1998 (D.O.U., 04/01/1999), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 
Seus objetivos principais são:
·    Autenticação: aposição de selo holográfico de segurança e auto destrutivo, em todos os frascos de vacina contra febre aftosa produzidos no Brasil pelos laboratórios participantes. O selo é aprovado pelo MAPA;
·    Rastreabilidade: preparo de relatórios estatísticos para fornecer aos responsáveis pelo Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA/MAPA) a localização exata da utilização dessa vacina no Brasil, separados por estados e municípios. Com isso, é possível controlar, com eficiência, o desempenho do Programa e corrigir possíveis falhas.
A Central de Selagem de Vacinas não é uma empresa (pessoa jurídica) para distribuição e venda das vacinas, mas, sim, um serviço prestado pelo operador logístico Armazéns Gerais Vinhedo – AGV (especializado no armazenamento de produtos para saúde animal), com sede em Vinhedo (SP), o qual, sob a supervisão do Sindan e dos laboratórios, providencia selagem, armazenagem e entrega da vacina. A comercialização, o faturamento e a distribuição são inerentes a cada laboratório fabricante.
Lá, tudo é gigantesco. Estão armazenadas para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa - em maio em quase todo o país - cerca de 250 milhões de doses da vacina.
Na terça-feira pela manhã, o grupo conheceu a Agro-Pecuária CFM/Fazenda São Francisco, em Magda (SP).

40 mil touros Nelore CFM no Brasil e no Paraguai

A Agro-Pecuária CFM já comercializou mais de 40 mil touros Nelore CEIP produzidos desde o início do seu programa de melhoramento genético, no começo da década de 1980. São touros suficientes para cobrir mais de 1 milhão de matrizes!
Somente em 2017, foram mais de 1.350 reprodutores comercializados. Os números impressionantes não param por aí. Nos últimos dez anos, a CFM atendeu cerca de 1.000 clientes, em quase todos os estados brasileiros, além do Paraguai.
Todos os reprodutores Nelore CFM são certificados pelo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para os touros comprovadamente superiores.

20º Megaleilão: 9 e 10 de agosto de 2018

O Megaleilão de touros Nelore CFM completará 20 edições em 2018. Nos dias 9 e 10 de agosto, o Recinto de Leilões Anísio Haddad, em São José do Rio Preto (SP), receberá mais uma vez centenas de pecuaristas, vindos de todas as regiões do país, para o início da venda da nova safra de touros Nelore CFM.
À tarde, os jornalistas conversaram com diretores da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon) e conheceram o sistema de confinamento da Ribas, em Guarantã (SP).
Especializado no sistema de confinamento, o Grupo Ribas oferece serviços que resultam na produção de carne de qualidade, com alta eficiência, baixo custo e de forma sustentável. O sistema está em expansão, mantendo o foco na inovação e preservando o princípio da ética empresarial, para atender pecuaristas que buscam agilidade na engorda e maior lucratividade.
Hoje, 14 de março, os participantes do Road Show visitarão a Casa Branca Agropastoril e a Fazenda Santa Ester, em Silvianópolis (MG).  
A Casa Branca Agropastoril utiliza todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para a melhor e mais rígida seleção de reprodutores (machos e fêmeas) Angus, Brahman e Simental.
Na quinta-feira, o grupo estará em Araras (SP), para conhecer a Fazenda Colorado e os novos produtos do Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
A programação de visitas dos jornalistas do agronegócio termina na sexta-feira, dia 18, no Genesis Group/Benafrutti, em Osasco (SP), e com uma entrevista com o novo presidente da Associação dos Criadores de Nelore (ACNB), cardiologista e pecuarista Nabih Amin El Aouar, na sede da entidade na capital paulista. (Com informações da Texto Comunicação Corporativa).
A equipe do Conexão Rural retorna no domingo para Parauapebas. 

Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.