Este colunista e o humorista e deputado federal Tiririca, após entrevista coletiva em Parauapebas (PA)
A aniversariante Ione Pereira ladeada pelos irmãos Mariano, Hilma, Nita, Zana, Ionete, Neusa e Osmar
Lena Garcia, uma das melhores cantoras do Maranhão, cantou na festa de aniversário de Ione Pereira
O amigo Deco também cantou muita MPB e seresta, para a alegria dos convidados da aniversariante Ione

Tiririca faz show em Parauapebas e diz para a plateia que sairá da política

O humorista Tiririca se apresentou na noite de domingo (5) em Parauapebas e informou ao público que deixará a política e não mais se candidatará a cargos públicos em 2018. O ginásio poliesportivo estava lotado. A turnê do show “Minha História” incluiu outras cidades paraenses: Tucuruí, Itaituba e Marabá. O espetáculo em Parauapebas foi produzido pelos empresários Aroldo Senna (Big Loja) e Mabiana Guimarães, com o apoio do radialista Mc Lobato.

No domingo pela manhã, em entrevista coletiva em um hotel da cidade, Tiririca brincou com os jornalistas e, de forma descontraída, falou sobre o showMinha História”: “É um show muito divertido, onde conto minha história de forma bem alegre e divertida. É um bate papo com a plateia. Uma coisa bem divertida. Eu mesmo me acabo de rir. Eu me divirto. Sou uma criança no palco. O show tem a participação da minha mulher, Nana Magalhães, e do meu filho mais novo, Everardo, de 21 anos, e estou muito feliz com esta turnê pelo Brasil”.

Florentina

Além da mulher e do filho, o artista conta ainda com o apoio de um irmão, do cunhado (seu segurança) e de um sobrinho em sua apresentação. A música “Florentina”, que o consagrou nacionalmente em 1996, é cantada logo na primeira parte do show. Quando eu perguntei para ele se imaginava que a música faria tanto sucesso, Tiririca disse que não: “Não imaginava que Florentina fosse fazer este sucesso todo. Para eu chegar no meio dos artistas foi através da Florentina. A partir desta música, as televisões abriram as portas para mim e pude mostrar melhor o meu trabalho como humorista”, destacou. Ele lembrou que na sua vida nada foi fácil. “A gente está sempre buscando o sucesso. E o momento bacana na minha carreira foi a música Florentina. Na época, não tinha internet e o pessoal foi vendendo fita cassete com a música e minhas piadas e estourou no Brasil todo”.

Tiririca disse na entrevista e durante o show que estava feliz por sua filha Florentina, de 20 anos, ter aparecido no programa do apresentador Geraldo Luiz, da Rede Record,   no domingo (5), contando sua história. Quando a mãe dela estava grávida, disse que se a música Florentina fizesse sucesso, colocaria o nome na filha. Não deu outra. A música fez sucesso, mudou a vida da família e hoje a bonita Florentina começa a percorrer os circos do Brasil fazendo shows como humorista, ao lado do namorado, que também é humorista. Tiririca tem mais três filhos e duas filhas de outros relacionamentos. A mais nova tem apenas 8 anos e é fruto de seu casamento com a atriz Nana Magalhães, com quem está casado há 20 anos. (Quando eles se conheceram, ela tinha apenas 18 anos e ajudou a criar os três filhos mais novos do Tiririca).

Desistência da política

O político Francisco Everardo Oliveira Silva, 52, natural de Itapipoca (CE), confirmou na entrevista coletiva e reafirmou durante o show em Parauapebas que não mais se candidatará a nenhum cargo público nas eleições de 2018 e apenas cuidará de seus shows e voltará a fazer programas de televisão. Durante a coletiva, perguntei se ele confirmava a notícia que havia sido divulgada sobre sua desistência da política e o humorista e deputado confirmou: “Verdade. Eu não venho mais. Realmente estou muito decepcionado. Dos 513 deputados federais, eu sou um dos 7 mais assíduos da Casa, ou seja, deputados que nunca faltaram a uma sessão. Mas só isto não basta. Aprovar projetos na Câmara é muito difícil e não depende só da gente. A mecânica lá não funciona. E como a cobrança nas ruas é muito grande, vou parar por aqui. Vou dar continuidade aos meus shows e programas de televisão”, afirmou. Ele disse que atua como deputado federal de segunda a quinta-feira e de sexta a domingo, realiza shows por todo o Brasil. “Mas sou um dos deputados mais assíduos da Câmara”, disse ele, recebendo bastante aplausos do público presente ao ginásio poliesportivo.

Votações expressivas

Tiririca foi eleito pela primeira vez para a Câmara Federal em 2010 pelo PR de São Paulo com a expressiva votação de 1.353.820 votos. Foi o mais votado do país naquela eleição. Na oportunidade, ele acabou elegendo três deputados de sua coligação: Otoniel Lima (PRB), Vanderlei Siraque (PT) e Protógenes Queiroz (PCdoB). Já nas eleições de 2014, ele não repetiu o feito, mas mesmo assim ficou em segundo lugar como o mais votado do país, perdendo apenas para o apresentador de TV Celso Russomano. Tiririca obteve 1.016.796 votos e ainda elegeu dois deputados federais, por causa do chamado quociente eleitoral: Capitão Augusto (49.900 votos) e Miguel Lombardi (32 mil votos).

A minha primeira eleição teve voto de protesto e de pessoas que acreditaram em mim e já me acompanhavam há muitos anos. Já a segunda eleição (em 2014) não foi só votos de protesto”, declarou, acrescentando que está deixando seu nome na história da política mundial. “Sou o único político eleito com mais de 1 milhão de votos duas vezes seguida. Estamos aí fazendo um trabalho bacana. Está para ser aprovado projeto de minha autoria que inclui a arte circense na Lei Rouanet*. Falta apenas ser votado em uma comissão da Câmara”, frisou.

“Política atrapalha”

Tiririca explicou que a política atrapalha sua carreira de humorista. “Eu sou um artista popular. Isto atrapalhou muito na minha carreira artística. Você vota de uma maneira e não agrada todo mundo. É melhor ficar com o humor mesmo. Como artista, a pessoa vai ao meu show se quiser me ver realmente e se quer assistir ao meu trabalho. Como político, as pessoas me cobram muito por esse Brasil afora. Prefiro parar por aqui”, afirmou categoricamente o deputado, sendo mais uma vez aplaudido pelo público.

“Os jovens podem mudar a situação”

Sempre afirmando que o futuro do país está nas mãos dos jovens, Tiririca disse que acredita muito no Brasil. “A situação mudará com o jovem. Temos que tirar aquele pessoal lá de dentro e colocar gente nova. A galera quer é mudança. Tem muita tralha ruim lá. Temos que tirar essa tralha de lá. O povo fazendo isso, já muda muita coisa”, alertou.

Tiririca declarou que está realizado na vida, mas sempre busca sonhos. “Minha filha mais nova tem 8 aninhos. Quero ver um Brasil melhor para ela. Quero levar alegria para o povo em shows e atualmente levo muita alegria para todos nos shows e via internet também”, destacou, adiantando que em breve pretende fazer um show com os filhos.

Humor no Brasil

Para o experiente humorista, o humor hoje no Brasil está mais fácil. “A abertura está maior. Mas aquele humor nato tem muito pouco na televisão brasileira, o humor natural, como tinham os Trapalhões e o Golias, já não tem mais. Hoje, o humor caricato tem eu, tem eu e tem eu”, disse ele, brincando. Ele reconhece, entretanto, que há bons novos humoristas de stand up (espetáculo de humor executado por apenas um comediante, sem uso de acessórios ou cenários).

Sobre a dica para quem deseja seguir a carreira de humorista, ele é categórico. “Tem que gostar do que faz. Trabalhar muito, que o resto vem. Para uns vem fácil, mas também vai fácil, se você não tiver preparado. Tem que ter fé em Deus e correr atrás de seus objetivos. Eu tenho fé em Deus”, afirmou.

Atendimento de saúde gratuito para caminhoneiros é oferecido em Imperatriz

Recebi e-mail da jornalista Bruna Viveiros com esta informação bem interessante:

Para oferecer melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte e assim contribuir para um trânsito mais seguro, o SEST SENAT realizou uma ação com atendimentos gratuitos de saúde para os caminhoneiros de Imperatriz.

A iniciativa faz parte do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes – Etapa Transportando Saúde nas Cidades e foi realizada nos dias 06 e 07 de novembro, pela manhã, em centro de distribuição de cargas.
Durante a ação, os trabalhadores receberam dicas nutricionais e orientações sobre os riscos do uso de álcool e drogas. Também foram realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de ginástica laboral, com foco na prevenção de doenças da coluna. Para estes atendimentos foi firmada a parceria com Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Imperatriz.

Social

Estive em Imperatriz na semana passada para lançar meu livro “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”, no Salimp, e aproveitei também para prestigiar a festa em família em comemoração ao aniversário da minha sogra, Ione Pereira, na Rua Manoel Bandeira. Foi bom rever parentes e amigos e ouvir os amigos Deco, Carioca e Lena Garcia cantarem samba autêntico e muita MPB. Parabéns, Ione, e que Deus te dê muita saúde, paz, alegria e felicidade.

Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.