Informações gerais
Já comentei aqui na coluna, mas volto a tratar do assunto, até mesmo para dar uma explicação aos nossos leitores.
Às vezes, eu comento aqui sobre política, Operação Lava-Jato, sucessão presidencial ou estadual, agronegócio, faço perfis de pessoas que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento de Imperatriz ou falo sobre a Academia Parauapebense de Letras, da qual sou o presidente em Parauapebas (PA), onde moro há mais seis anos. Ou, às vezes, publico aqui informações sobre matérias interessantes veiculadas no meu programa Conexão Rural, que apresento agora na Rede TV de Parauapebas (o programa foi veiculado durante quase cinco anos na RBATV, Band, canal 30). Na semana passada, por exemplo, falei sobre a dona Perina Rodrigues, natural da nossa vizinha cidade de Axixá (TO), que há quase 30 anos produz café do caroço de açaí e vem fazendo sucesso no sudeste e sul do Pará.
Mas, como disse na abertura da coluna, recebo muitos e-mails com informações das mais diversas assessorias de imprensa sobre os mais diversos assuntos, desde agronegócio, passando por lançamento de livros, eventos de moda, até campeonato de xadrez. São muitas as informações que às vezes não tem nem como eu fazer um registro sobre a maioria do material recebido.
Então, hoje, mais uma vez, resolvi divulgar alguns trechos destes releases (textos enviados pelas assessorias de imprensa) sobre agronegócio, entrega de título definitivo de terra e o lançamento de um livro. Confira:
Sucessão nas empresas e entidades do agronegócio foi o tema principal debatido no 6º Fórum Nacional de Agronegócios do Lide
Apresentando como tema principal o debate sobre sucessão e governança no agronegócio brasileiro, o 6º Fórum Nacional de Agronegócios, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que tem o ex-ministro Luiz Fernando Furlan como chairman, reuniu, no sábado (30/9), no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas/SP, mais de 300 participantes, entre lideranças políticas, empresariais e setoriais. O encontro teve a curadoria do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também preside o LIDE Agronegócios.
O Fórum contou, na abertura, com as presenças do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, representando o governador Geraldo Alckmin; do prefeito de Campinas, Jonas Donizette; do deputado Nilson Leitão, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, além do presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Vieira. Também compuseram a mesa de abertura, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, a presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, Carmem Perez, além do CEO do Lide, Gustavo Ene, e dos ex-ministros Furlan e Rodrigues.
Para Rodrigues, discutir a sucessão nas atividades da agropecuária é um tema da maior importância. “As profundas mudanças tecnológicas e também de gestão do agronegócio exigem uma renovação total tanto das empresas quanto dos empresários que atuam na área e até das entidades representativas do setor”, afirmou o ex-ministro da Agricultura. Na avaliação de Furlan, a tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora nos processos de sucessão no campo. “Observamos que hoje há um movimento de volta dos jovens ao campo, pois eles constatam que lá já existem todas as tecnologias com as quais ele está acostumado na cidade, como internet, energia, asfalto, além de uma melhor qualidade de vida”, comentou. (...).
Mais informações: www.forumagronegócios.com.br.
X SIMPEC, da UFLA, discutirá avanços da pecuária de corte no Brasil
A Casa Branca Agropastoril, um dos mais importantes programas de melhoramento genético da pecuária brasileira, apoia o X SIMPEC (Simpósio Internacional de Pecuária de Corte e V Simpósio Internacional de Pecuária de Corte), iniciativa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), programado para 9 a 11 de novembro de 2017, em Lavras (MG).
“Trata-se de um grande evento de integração em pecuária de corte. A Casa Branca valoriza iniciativas educacionais e de transferência de conhecimento, contando, inclusive, com programas de estágio para estudantes da UFLA e outras instituições de ensino de Minas Gerais”, informa o pecuarista Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca.
A programação do X SIMPEC é intensa e dinâmica. No total, são mais de 35 profissionais na programação principal, entre cientistas, gerentes, pecuaristas, CEOs, pesquisadores, nutricionistas, técnicos de campo e professores. O prof. Mateus Piés Gionbelli, coordenador de pós-graduação em zootecnia na UFLA, destaca os temas principais a ser discutidos: Evolução da pecuária de corte, Avanços na nutrição animal, Sucessão familiar, Pecuária de alta eficiência e Futuro da cadeia da produção da carne bovina. Também está programada feira de carreiras em bovinocultura de corte.
As inscrições estão abertas pelo site www.simpecufla.com. Produtores rurais têm desconto especial na inscrição.
Mais informações pelo e-mail: uflasimpec@gmail.com e Facebook.com/simplecufla.
(Fonte: Gustavo Cezario – Texto Comunicação Corporativa – SP)
Agricultores assentados em São Domingos do Araguaia (PA) recebem títulos
A Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará realizou, na sexta-feira (30/09), a entrega de 32 títulos definitivos de domínio para beneficiários do assentamento Belo Horizonte, no município de São Domingos do Araguaia (PA).
O evento foi realizado na sede da Maçonaria de São Domingos e contou com a presença de centenas de agricultores assentados pelo Incra, além de várias lideranças políticas e rurais da região. A assentada Eliomar Ferreira, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Assentamento Belo Horizonte, expôs a sua satisfação em ver a entrega de títulos se tornar realidade. “Esses trabalhadores esperaram quase vinte anos por esses títulos. Até uns dias atrás eu mesma não acreditava que esses documentos seriam entregues. Mas hoje estamos aqui felizes neste ato de entrega”, afirma.
O superintendente regional do Incra no Sul do Pará, Asdrúbal Bentes, falou da importância do título. “A partir de agora, estes assentados terão segurança jurídica e facilidade no acesso ao financiamento de suas atividades produtivas. Lembrando ainda, que é necessário fazer o registro no cartório de imóveis, para que a propriedade seja plena”, reforça.
A meta da Superintendência Regional do Incra Sul do Pará é entregar 4.500 títulos definitivos até o fim do ano. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra/Marabá)
Convite
Recebi convite da Assessoria de Imprensa da Universidade de Brasília (UnB) sobre o lançamento de importante livro. Diz a introdução do release:
A UnB fará o lançamento do livro “Universidade de Brasília: Ideia, diáspora e individuação”, do professor Jaime G. de Almeida, nesta quarta-feira, 04/10, às 18h, na livraria da Editora UnB, Centro de Vivências, e convida a todos a participarem do debate que será realizado durante o lançamento, com a participação do vice-reitor Henrique Huelva, do professor José Manoel Morales Sánchez, diretor da Faculdade de Arquitetura (FAU/UnB), do professor Eduardo Rosseti, representando o Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB, do professor Jaime Almeida, autor do livro, e da professora Germana Henriques, diretora da Editora UnB.
Os debatedores e o público terão uma oportunidade única para trazer aos tempos atuais os ideais que nortearam a criação da UnB e sua Faculdade de Arquitetura, que tanto contribuiu para a consolidação do projeto desenhado para a UnB e para a Capital do País que se instalaram juntas no Planalto Central.
Como disse provocativamente Darcy Ribeiro, “o Brasil não pode passar sem uma Universidade que tenha o inteiro domínio do saber humano e o cultive não como ato de fruição erudita ou de vaidade acadêmica, mas com o objetivo de montada nesse saber, pensar o Brasil como problema”. (Fonte: Assessoria de Imprensa da UnB)
Boa semana a todos, com saúde e paz, e até quarta-feira.
Comentários