Matopiba: guarde bem esta sigla!
Matopiba representa as siglas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Estes estados vêm se destacando há algum tempo no agronegócio, especialmente na produção de soja e na piscicultura.
Para mostrar a força do Matopiba, um incansável e experiente jornalista luta diariamente para divulgar a pujança desta região. Ele se chama Antônio Oliveira, diretor da revista Cerrado Rural – Agronegócios, com sede em Palmas, a bela capital do Tocantins.
A convite dele, estarei participando de 13 a 15 de julho, em Palmas, de dois grandes eventos do agronegócio, que, propositalmente, vou deixar que o próprio Antônio Oliveira fale sobre os mesmos, conforme está publicado no seu bem elaborado site. Confira:
Projeto Itinerante
O Congresso e Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura dos Cerrados MATOPIBA (PISCISHOW) é um produto da Cerrado Editora Comunicação e Eventos, editora da revista Cerrado Rural.
Juntamente com o Congresso de Avicultura, Suinocultura e Laticínios dos Cerrados do MATOPIBA (AVISULEITE), ele tem como missão promover e contribuir com o desenvolvimento da produção destas proteínas nos cerrados do MATOPIBA, por meio da difusão de tecnologias para este setores .
O Projeto é itinerante, ou seja, a cada ano será realizado num dos quatros estados que formam o MATOPIBA.
Da mesma forma, o Congresso e Feira de Avicultura, Suinocultura e Laticínios dos Cerrados do MATOPIBA (AVISULEITE) é um produto da Cerrado Editora Comunicação e Eventos.
Juntamente com a Feira e Congresso de Piscicultura e Aquicultura dos Cerrados do MATOPIBA (PISCISHOW), tem como missão promover e contribuir com o desenvolvimento da produção destas proteínas nos cerrados do MATOPIBA, por meio da difusão de tecnologias para este setores.
Comprovadamente, a região do MATOPIBA tem um grande potencial para se tornar num dos maiores celeiros brasileiros de produção destes tipos de alimentos.
Artigo
O agrônomo, extensionista do Ruraltins e Secretário de Produção Rural da Prefeitura de Palmas, Roberto Shaium, escreveu um artigo pra a revista Cerrado Rural Agronegócios sobre os dois eventos que vão acontecer no Tocantins.
Confira trechos do artigo.
“Foi seguindo esta premissa que a revista Cerrado Rural Agronegócios criou e realizará, juntamente com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), o II PISCISHOW e o I AVISULEITE, que tem o patrocínio da Prefeitura de Palmas e do Governo do Tocantins. A ideia é reunir, em um único espaço físico, uma síntese das informações mais recentes sobre as cadeias produtivas dos pescados, aves, suínos e leite.
A feira será composta de expositores, seus produtos e tecnologias; palestras, minicursos e mesas de negócios sobre peixes, aves, suínos e leite. A organização do evento propõe-se a apresentar uma análise de pontos fortes, pontos fracos, bem como de fatores críticos de competividade, dos gargalos de cada uma das cadeias de produção e, com isso, oferecer subsídios para ajudar à elaboração de politicas públicas nas áreas supracitadas no MATOBIPA e em destaque no Tocantins.
No caso das cadeias produtivas, aqui mencionadas, que crescem em importância social, econômica e ambiental, sabe-se que a dificuldade de levantamento bibliográfico e estatístico é muito grande, bem como a total ausência de zoneamento aquícola brasileiro. Nesse caso, o resultado deste evento traduz em um documento pioneiro, que pode ser de grande valia para técnicos e estudantes interessados nestas áreas. (...)
Dessa forma, o foco deste evento é amplo: dirigido a acadêmicos – sejam eles professores, pesquisadores, estudantes, produtores, executivos de empresas ligadas aos temas e das diversas esferas governamentais, consultores e interessados em geral, economia do agronegócio, além dos profissionais da imprensa e outros formadores de opinião.
Não há a preocupação de esgotar os assuntos. A ideia é que os documentos cumprem o papel de ser grande e largo farol, abrindo e indicando o caminho para os estudos mais detalhados”.
E-MAILS
Conforme já disse aqui algumas vezes, tenho recebido diariamente inúmeros releases sobre importantes assuntos jornalísticos, mas que, devido ao espaço da coluna, é impossível divulgar a maioria do material recebido via e-mail. Às vezes, tento divulgar algumas destas notícias. Esta notícia abaixo é bem interessante e foi enviada pela competente jornalista Marianna Moreira, da Ampla Comunicação, de Belo Horizonte. Tive a honra de trabalhar com ela em Brasília.
CH Tecnologia lança o primeiro totem com reconhecimento facial do mercado
A CH Tecnologia, empresa mineira com quase 20 anos de atuação no setor de controle de acesso e soluções de identificação, acaba de lançar o primeiro Terminal de Autoatendimento – TOTEM, com recurso de reconhecimento facial.
Segundo Hudson Carvalho, CEO da empresa, existe no mercado diversas formas de identificação biométrica (que utiliza alguma parte do corpo humano), como impressão digital, palma da mão, reconhecimento de voz, leitura de íris, entre outras. “Porém, nenhuma dessas tecnologias é tão desejada pelos gestores quanto o reconhecimento facial. Os motivos são muitos, mas, o principal deles é a possibilidade de identificar uma pessoa sem que ocorra um contato físico”, explica o executivo.
Diante disso, e dentro da filosofia de inovar constantemente, a CH Tecnologia acaba de apresentar ao mercado o TACTIO.CH. Esse terminal se propõe a eliminar filas nas recepções de hospitais, condomínios, repartições públicas, instituições de ensino, indústrias e todos os demais negócios que contem com grande circulação de pessoas em suas recepções.
Funcionamento
Na primeira visita, a pessoa se identifica normalmente via recepcionista. Nesse momento algumas fotos são capturadas para montar a base de dados de faces do sistema. Nas visitas seguintes, o usuário pode se dirigir diretamente ao TACTIO.CH, que reconhecerá o mesmo por meio de sua face. Após validar as regras de entrada, o totem entrega o crachá de acesso ou etiqueta de identificação ao visitante.
Temer
Com a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, eu entendo que a situação do presidente Michel Temer fica cada vez mais complicada na Câmara dos Deputados, por onde passará o pedido do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, sobre a denúncia do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, por crime de corrupção passiva.
A base aliada do governo não está tão aliada assim não, como pensa a cúpula do Palácio do Planalto. É o que diz a imprensa e os principais articulistas políticos. É aguardar para ver.
Praia
Aproveite bem a praia, mas lembre-se: água não tem cabelo. E beba com moderação.
Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.
Comentários