O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e outras autoridades participaram da abertura da 24ª Agrishow
Este colunista e o cantor Belchior em encontro em Imperatriz
Francinilson, Lelé e o Sargento Pedro em tarde musical na Confraria do Olímpio, em Imperatriz

Agrishow 2017

Com a expectativa de atrair um público da ordem de 150 mil pessoas, provenientes de mais de 70 países, começou na segunda-feira (1º de maio), em Ribeirão Preto/SP, a Agrishow 2017 - 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Consolidada como a maior e mais importante feira do agronegócio da América Latina, a Agrishow reúne cerca de 800 marcas, que apresentarão uma série de novidades em máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças e outros produtos, com o objetivo de elevar a produtividade do cultivo dos produtores rurais e, assim, reduzir custos com insumos, recursos naturais e hora trabalhada, aumentando a rentabilidade do agronegócio. 

Abertura

A solenidade de abertura aconteceu na segunda-feira, às 10h, e contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. 

Novas tecnologias

Ocupando uma área de 440 mil m², a feira terá novidades, como a Arena do Conhecimento (ao lado da Praça Central), que será palco de apresentações de novas tecnologias, conhecimento e tendências, com o objetivo de levar informação relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo. A programação contou ontem, dia 2 de maio, com um Encontro com Roberto Giannetti da Fonseca, promovido pelo Lide Ribeirão Preto, e o Prêmio Trator do Ano. Já no dia 3 de maio, serão realizados o Startagro Agrishow, organizada pela Startagro, e o Fórum de Inovação, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), e no dia 4 de maio, a Terraviva Eventos realizará o seminário Os Caminhos do Boi.

Aumento da produtividade

A Arena de Demonstrações de Campo teve início no segundo dia de evento (02 de maio), com a curadoria da Coopercitrus e formato mais dinâmico. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer tecnologias para o agronegócio, que contribuam no aperfeiçoamento das atividades do campo e que elevam a produtividade no plantio, economizando recursos naturais, insumos, diminuindo custos e aumentando a rentabilidade do produtor rural. 

Entidades de peso

Agrishow 2017 vai até o dia 5 de maio, é uma idealização das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira e é organizada pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto. 

 Embrapa apresentará na Agrishow 2017 aplicativo que facilita acesso a previsão meteorológica para o produtor agrícola 

Entre as novas tecnologias que a Embrapa preparou para apresentar na Agrishow 2017 o principal destaque é o aplicativo móvel Agritempo GIS, sistema que permite o acesso a dados meteorológicos de maneira facilitada para diversas aplicações agrícolas. Com o dispositivo é possível fazer monitoramento, previsão, índice de seca e previsão de geadas. Além disso, existe a possibilidade de pesquisar especificamente um município e adicionar localizações aos favoritos para personalizar o acesso à informação. 

A inovação ainda possui a funcionalidade GPS, que fornece as informações de acordo com a localização física do usuário. A novidade está disponível para sistema operacional Androide e também no Google Play. 

Além desse sistema, a Embrapa também apresenta na feira os óculos de inspeção visual Greening, especialmente para inspeção na citricultura. Trata-se de um dispositivo dotado de filtro de luz incorporado às lentes, que cria um efeito visual que intensifica o contraste entre as cores características da doença nas folhas das plantas, conhecida como “mosqueamento”. Os óculos também bloqueiam os raios ultravioletas, o que proporciona ao usuário proteção contra a luz do sol e conforto visual para a execução da sua atividade. 

(Material enviado para a coluna via e-mail pela Assessoria de Imprensa da Agrishow: Mecânica de Comunicação - Tels.: (11) 3259-6688/1719)

Belchior

Certa vez, não lembro bem a data, mas acho que foi no final da década de 1980 ou início da década de 1990, em morava em Brasília e estive em Imperatriz de férias e tive a honra de conhecer o cantor Belchior na casa do empresário Romildo Facchini. O Romildo gostava de tocar piano e reunir amigos nos finais de semana em sua casa, lá mesmo na Serraria Facchini, onde hoje funciona só a fábrica de carrocerias, na Belém Brasília, já na saída da cidade.

O Balchior havia se apresentado em Imperatriz e após o show o Romildo o levou para sua casa. Lá, ele estava bastante descontraído e alegre. Muito simpático, simples e educado. Conversamos um pouco. Foi um momento inesquecível em Imperatriz ao lado deste grande cearense, um dos melhores compositores e poetas da nossa MPB, que morreu no domingo no Rio Grande do Sul e foi enterrado em Fortaleza. O Brasil perdeu mais um grande artista.

Bar do Seu Olímpio

Na semana passada, eu comentei aqui na coluna sobre a boa música apresentada aos sábados no Bar do Seu Olímpio, na Rua 15 de Novembro, em Imperatriz, pelos músicos Sargento Pedro, Lelé e Benedito Serra, mas esqueci de citar o percussionista Francinilson, que sabe chacoalhar bem o seu afoxé. Parabéns a todos pela bela música apresentada na Confraria do Seu Olímpio. Só música das antigas e boas. Para matar a saudade e alegrar o coração.

E, agora, com mais detalhes sobre os músicos, após receber informações por e-mail, destaco aqui os perfis resumidos do Sargento Pedro, do José Reinaldo (Lelé) e do “Erasmo do Mel”:

PEDRO BARBOSA DE SOUSA E SILVA FILHO, 1º Sargento de Infantaria do Exército Brasileiro, Natural de Teresina-PI, mas “naturalizado” na cidade de Oeiras (PI) e como ele mesmo destaca: Capital da Fé. Casado com a enfermeira Catiuscia Guedes Rodrigues, o Sargento Pedro é pai do garoto Pedro Henrique e do adolescente Guedes Rodrigues de Sousa, de 16 anos, e da bonita moça Letícia Guedes Rodrigues.

“Residi pela primeira vez nesta cidade de 2001 a 2009, quando vim transferido de 39º Batalhão de Infantaria Leve, de Osasco (SP). Nesse período fiz boas amizades com esse povo hospitaleiro de Imperatriz. Conheci também, através do meu grande amigo José de Sousa, a nobre Confraria do Olímpio, onde hoje sou confrade. Em 2010, tive que ser transferido e fui à cidade de Crateús (CE), retornando a Imperatriz em janeiro de 2012, ficando aqui até a presente data. Neste novo percurso, começamos a fazer musicais na Confraria, tocando nos eventos de final de ano da mesma. No início desse ano, tive a grata satisfação em conhecer o grandioso Bené Serra, onde hoje fazemos parcerias musicais,  somando ao José Reinaldo (Lelé). Com isso, fazemos sempre aos sábados algumas interpretações musicais, tentando levar mais alegria para aquele ambiente”, destacou o grande Sargento Pedro à coluna.

E o Lelé me enviou e-mail dizendo que o nome do grupo musical é “Bagaceira”; que nasceu em Picuí (PB) em 4 de junho de 1950 (hoje, com 67 anos), é técnico em Agricultura e mora em Imperatriz desde 1974.

Lelé enviou também informação sobre outro músico, o Erasmo Pereira da Silva, conhecido por “Erasmo do Mel”, 71 anos, que nasceu em Colinas (MA), é aposentado do Banco do Brasil, e mora em Imperatriz desde 1971.

Parabéns a todos estes músicos maravilhosos que alegram as belas tardes de sábado na Confraria do Seu Olímpio, um ambiente maravilhoso, que reúne jornalistas, empresários, médicos, funcionários públicos e outros profissionais para um momento de lazer bem descontraído.

Boa semana a todos, com saúde e paz, e até quarta-feira.