Nossa pecuária é forte e nossa carne é a melhor do mundo

Carne forte!

Ao contrário da denominação escolhida pela Polícia Federal para uma mega e pirotécnica operação de fiscalização em frigoríficos brasileiros, chamada de Carne Fraca, a carne brasileira é muito forte, saborosa e respeitada no mundo. O que se viu foi um delegado querendo aparecer e um fato isolado, levando em conta que o país conta com quase cinco mil frigoríficos e a investigação atingiu apenas 21 deles. O estrago foi grande e prejudicou, sim, a economia do país e as exportações de carnes brasileiras, após os empresários do agronegócio terem levado mais de dez anos para conquistar grandes mercados em mais de 150 países.
A Polícia Federal investiga denúncias do envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Medidas

Podemos dizer que o governo brasileiro tomou as medidas necessárias imediatas para salvar as exportações da carne brasileira, após a deflagração da operação da Polícia Federal, incluindo explicações aos embaixadores dos países importadores da nossa carne e demissões de fiscais envolvidos no esquema. E que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o povo brasileiro pode consumir à vontade porque a nossa carne tem qualidade e é saborosa.

Road Show

Conforme O PROGRESSO já divulgou na semana passada, o Conexão Rural, programa que produzo e apresento em Parauapebas (PA) há mais de cinco anos, participou em São Paulo e Minas Gerais de Road Show para Jornalistas do Agronegócio, organizado pela Texto Comunicação Corporativa, com sede na capital paulista. O Conexão Rural foi o único programa do Pará convidado para participar do evento.
O primeiro compromisso do grupo de jornalistas do Road Show foi na cidade de Campinas, em São Paulo, na segunda-feira, dia 13 de março.

Beef Expo

Na oportunidade, os jornalistas ouviram explicações detalhadas sobre a Beff Expo 2017, o mais completo evento da pecuária brasileira, que será realizado entre 6 e 8 de junho, em São Paulo. As informações foram dadas pela diretora da Safeway e organizadora da Beef Expo, Flávia Roppa.

Marketing Rural

Ainda na segunda-feira, dia 13, também em Campinas, os jornalistas assistiram às palestras do presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, Jorge Espanha, e do vice-presidente, Maurício Mendes.
Eles falaram sobre as metas da ABMRA para este ano, com destaque para a Sétima Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, o maior e mais completo levantamento do país sobre o perfil dos produtores rurais, e o Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Rural.

Pecuária Intensiva

O dia dos jornalistas que participaram do Road Show foi encerrado com uma palestra do presidente do Conselho de Administração  da Associação Nacional da Pecuária Intensiva,  Assocon, Alberto Pessina,
Ele disse que a Assocon tem como o maior desafio buscar a integração da cadeia da carne bovina e destacou que a pecuária brasileira é uma das mais competitivas do mundo, porém ainda precisa evoluir em organização.

Piscicultura

No dia 14 de março, segundo dia do Road Show para Jornalistas do Agronegócio, o grupo viajou para Alfenas, em Minas Gerais, onde houve palestra sobre piscicultura brasileira.
O evento foi realizado na sede da Aquaamerica. O presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura, a Peixe BR, Francisco Medeiros, informou que a piscicultura brasileira movimenta hoje cerca de 4 bilhões e 300 milhões de reais por ano, produz 640 mil toneladas de peixes cultivados e gera 1 milhão de empregos.

Casa Branca

Também visitamos a sede da Casa Branca Agropastoril, em Careaçu (MG), que desenvolve um programa de genômica para seleção das raças Angus, Simental e Brahman, que dá um novo e importante passo para intensificar ainda mais o melhoramento genético e proporcionar máxima garantia de qualidade e confiabilidade dos animais em termos de funcionalidade, produtividade e eficiência e adaptabilidade.
Outra visita importante realizada pelos jornalistas do Road Show foi à Merial, que agora faz parte do grupo Boehringer Ingelheim, tendo como seus principais objetivos auxiliar os pecuaristas a obterem alta produtividade no seu negócio.
Para contribuir nesse processo, a empresa investe continuamente em soluções inovadoras. A novidade é o Eprinex Injetável, antiparasitário de descarte zero para o abate e carência de apenas um dia para a produção de leite.
O lançamento do produto ocorreu na Fazenda São Francisco, da Agrindus, uma das maiores fornecedoras de leite do país, com plantel de mais de 3,6 fêmeas da raça Holandesa e produção diária de mais de 60 mil litros de leite por dia.

Boi 7-7-7

E conhecemos ainda o projeto “Pecuária do Conhecimento”, que traz como novidade a produção do Boi 7-7-7, um animal com mais peso e carcaça de qualidade. O objetivo do projeto é fomentar a educação, levar tecnologias ao campo e disseminar conhecimento aplicado para aumento da eficiência produtiva  na cadeia da pecuária.
O projeto “Pecuária do Conhecimento”, que está completando cinco anos, foi idealizado pela equipe de pecuária da Phibro Saúde Animal, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), unidade de Colina, no interior de São Paulo.

Estivemos na Touros Nelore CFM

A Agropecuária CFM aproxima-se da marca dos 39 mil touros Nelore Ceip (Certificado Especial de Identificação e Produção) produzidos desde o início do seu programa de melhoramento genético, no começo da década de 1980. São touros suficientes para cobrir cerca de 1 milhão de matrizes.
Somente em 2016, foram mais de 1.500 reprodutores comercializados em 480 municípios, incluindo 850 clientes, em 19 estados brasileiros, além do Paraguai.

Coimma

A intensa programação do Road Show 2017 para Jornalistas do Agronegócio terminou na sexta-feira (17) com uma visita à Coimma Balanças e Troncos, em Dracena (SP), que tem, inclusive, filial em Marabá (PA).
Líder nacional em seu segmento, com 636 representantes em todo o território nacional, a Coimma exporta atualmente para 14 países.

Agradecimento

Pois bem! Levando em conta que o Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, é o primeiro exportador mundial de carne e o segundo maior produtor, só nos resta repetir o que ouvimos nesta longa viagem: nossas condições geográficas e climáticas excelentes nos colocam como os grandes protagonistas na produção de alimentos para o mundo.
Portanto, muito obrigado meu amigo jornalista Altair Albuquerque, diretor da Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, pelo nobre convite para participar do Road Show 2017. Os resultados foram bastante proveitosos.
Além disso, tive a honra de ser aclamado presidente da recém-criada Associação Brasileira de Jornalistas, Radialistas e Veículos de Comunicação do Agronegócio (Agrocom), tendo como vice-presidente meu amigo Vicente Delgado, do site AgroNews, de Cuiabá (MT).

Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz. Coma carne. Nossos produtos têm qualidade e são respeitados em todo o mundo.