Jornalistas de agronegócio e economia participam em São Paulo e Minas Gerais do Road Show 2017, a convite da Texto Comunicação Corporativa
Road Show 2017
 
Desde segunda-feira (13) e até sexta-feira (17), participo em São Paulo e em Minas Gerais, com a equipe do Conexão Rural, do Road Show 2017 para Jornalistas de Agronegócio e Economia em quatro cidades paulistas e duas mineiras. O nosso programa, que é veiculado todo domingo, às 9h, pela RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas, foi o único do estado do Pará convidado para o evento. Nossos agradecimentos ao jornalista Altair Albuquerque, da Texto Comunicação Corporativa, pelo convite.
O programa, que está no ar há mais de cinco anos, é feito com muita dedicação, profissionalismo, responsabilidade e respeito aos telespectadores. O Conexão Rural é visto por pessoas de todas as idades e classes sociais e de todas as religiões.
Não é a primeira vez que extrapolamos fronteiras. Já fizemos reportagens de provas de Tambor e Baliza em Acará, na região metropolitana de Belém; já fomos até São Félix do Xingu (PA), já cobrimos a ExpoBrasília, em abril do ano passado, sem contar reportagens especiais em Imperatriz, Araguatins (TO) e Redenção, Bannach, Conceição do Araguaia, Rio Maria, Xinguara, Tucumã, Água Azul do Norte, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás, no Pará.
Agora, estamos mais longe: em São Paulo e Minas Gerais, realizando uma grande missão na área do agronegócio. A programação é extensa e muito interessante:
 
DIA 13 DE MARÇO (CAMPINAS, SP)
11h – Apresentação da Beef Expo, a maior exposição da cadeia produtiva da carne bovina, que será realizada em São Paulo entre 6 e 8 de junho de 2017. Entrevistamos a empresária Flavia Roppa, organizadora do evento, que falou da programação que está sendo fechada para tornar o evento um marco na história da pecuária e da carne bovina.
 
14h – Apresentação da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMRA). O presidente e o vice-presidente da entidade, Jorge Espanha e Mauricio Mendes, respectivamente, falaram sobre o trabalho realizado pela ABMRA em defesa da comunicação e do marketing do agronegócio. Destaque para a 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, que ficará pronta em maio. Este ano também estão programados o Congresso Brasileiro de Marketing Rural e a Mostra de Comunicação do Agronegócio.
 
15h – Apresentação da Associação Nacional de Pecuária Intensiva (Assocon). O presidente do Conselho da Assocon, Alberto Pessina, falou sobre o novo posicionamento da entidade, que representava o segmento de confinamento e tornou-se porta-voz da cadeia produtiva. As defesas da Assocon e os desafios da Associação em termos de valorização da cadeia da carne bovina foram temas da palestra.
 
DIA 14 DE MARÇO (ALFENAS E CAREAÇU, MG)
8:30h – Visitamos a AquaAmérica, um dos maiores produtores de alevinos de Tilápia do Brasil. O projeto está instalado nas margens de Furnas e é um exemplo da profissionalização da cadeia da piscicultura nacional. Esteve presente ao encontro com os jornalistas do agronegócio, o empresário Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), que patrocina essa visita.
 
14h – Visitamos a Casa Branca Agropastoril, em Careaçu (MG). A Casa Branca é um projeto de pecuária muito profissional, que investe no melhoramento genético das raças Angus, Brahman e Simental. Conhecemos o programa de genômica da empresa.
 
E hoje, 15 de março, em São Carlos (SP), visitaremos a Agrindus, simplesmente uma das maiores fazendas produtoras de leite do Brasil. São cerca de 45 mil litros por dia. Lá, a equipe da Merial Saúde Animal, que agora faz parte do grupo Boehringer Ingelheim, fará o lançamento exclusivo para o Road-Show 2017 do antiparasitário Eprinex Injetável. O produto não tem período de carência para abate e produção de leite.
E até sexta-feira, visitaremos fazendas, entidades e empresas do agronegócio em Colina, Magda e Dracena (SP).
 
Repercussão
A nossa participação no Road Show 2017 teve repercussão nacional. Fui entrevistado pelo ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Chico Sant’Anna, que comanda um blog voltado para a área de comunicação. Confira alguns trechos do artigo que ele escreveu a meu respeito:
 
Chico Sant’Anna e a InfoCom
Um espaço para os campos da Informação e da Comunicação e sobre eles abrir um debate com os leitores. Análises, artigos, avisos, concursos, publicações... Aqui você encontrará de tudo um pouco. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês ou francês.
Caros leitores e leitoras.
Visitem o blog
BRASÍLIA, POR CHICO SANT’ANNA.
Domingo, 12 de março de 2017
 
Dos gabinetes aos grotões, a arte de fazer Jornalismo
 
Como setorista do Planalto, Lima Rodrigues cobriu visitas presidenciais ao exterior, como a da foto, no encontro de FHC e George Bush. Hoje, se especializou no jornalismo rural.
Do Salão Verde do Congresso Nacional aos confins da Amazônia, o repórter Lima Rodrigues, que também foi redator dos programas humorísticos de Chico Anísio, mostra na prática que é possível se destacar no jornalismo nacional sem estar nas grandes capitais. Também há notícia nos grotões do Brasil e falta gente para cobri-las.
Após vasta experiência de cobertura política em Brasília, o jornalista Lima Rodrigues, 57, resolveu mudar de cidade e de área e foi para o Pará, onde produz e apresenta há mais de cinco anos o programa independente Conexão Rural na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas, no sudeste do Estado, considerada a capital do minério. O programa é sucesso de audiência. Uma prova disso é que ele recebeu o título de “Jornalista do Ano” em abril de 2013, referente ao ano de 2012. (...)
Natural de Marabá (PA), Lima Rodrigues – que também é poeta cordelista e já escreveu em literatura de cordel as biografias de várias personalidades, incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff; Luiz Gonzaga, Dominguinhos; entre outras - atuou em Brasília por mais de 30 anos na antiga Radiobrás, hoje Empresa Brasil de Comunicação, e foi correspondente em Brasília de outras emissoras, incluindo as rádios Bandeirantes e Eldorado, de São Paulo.
Seu campo de atuação foi Palácio do Planalto e Congresso Nacional, além de ministérios, como o da Agricultura, além de atuar na comunicação institucional de órgãos públicos, como o Superior Tribunal de Justiça, onde exerceu o cargo de diretor do Núcleo de Rádio.
Após lembrar e comentar sobre minha atuação como jornalista na cobertura dos principais fatos políticos do país, desde a cobertura da campanha pelas Diretas Já – em 1984 – até a campanha, a eleição e a vitória de Dilma Rousseff em 2010 para presidência da República, o conceituado jornalista Chico Santa’Anna conclui seu artigo falando sobre meu retorno a Imperatriz em fevereiro de 2011 e minha ida para o Pará, com destaque para o lançamento do programa Conexão Rural.
 
Terno e gravata
 
“Gostava de andar de terno e gravata no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional, cujas dependências comecei a frequentar a partir da década de 1980, mas há mais de cinco anos só ando de calça jeans, camisa comum e de botinas. Minha redação é no campo, percorrendo as fazendas do sul e sudeste do Pará, de domingo a domingo. Amo o que faço e adoro o mundo rural”, destacou Lima Rodrigues. (...)
Com a experiência do Conexão Rural, Lima Rodrigues ganhou projeção e hoje é o único profissional do Pará convidado para participar do Road Show 2017 para jornalistas de agronegócio e economia, em São Paulo e Minas Gerais.
(Postado por Chico Sant’Anna)
 
Como Chico Santa’Anna se define: Sou jornalista profissional, diplomado, documentarista, atuando no campo televisivo, e pesquisador acadêmico. Possuo mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, com pesquisa na área de “imprensa e integração latino-americana”. Meu doutorado, em Ciências da Informação e Comunicação, versou sobre as “mídias das fontes” e se deu na Universidade de Rennes -1, França. Mensagens para este blog, escreva para o endereço eletrônico blogdochicosantanna@gmail.com.
 
Obrigado, Chico Santa’Anna, por suas palavras a meu respeito. Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz. Ainda temos muito trabalho pela frente.