Sebastiana Pyassaba, organizadora da reza de São Sebastião na Fazenda Canto de Areia
O agricultor Artur Pereira é um experiente rezador da região
Dona Sebastiana, as filhas e os filhos no dia da reza

Reza de São Sebastião: tradição mantida há mais de cem anos

Até parece repetição, mas não é! Todo ano eu falo aqui sobre a reza de São Sebastião, que ocorre há mais de cem anos na Fazenda Canto de Areia, no município de Araguatins, no Tocantins, onde moraram meus avós maternos e onde minha mãe Iraídes foi criada. Meu avô Chicão morreu em 1965 e minha vô Guilhermina morreu em janeiro de 1980, mas meu tio Dico Pyassaba e sua esposa Sebastiana continuaram morando na fazenda. O tio Dico morreu há mais de vinte anos, mas a reza continuou. A reza começou a ser organizada pela avó da tia Sebastiana, ou seja, há mais de cem anos.

Terço
E é tradição também “tirar” o terço na véspera da reza, isto é, na noite do dia 19 de janeiro, com a participação de adultos e crianças.
No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, mal amanhece o dia, a movimentação na sede da fazenda já é grande, com muita gente envolvida nos preparativos da reza.
Tirar o leite é obrigação diária na fazenda. O que não é consumido pelos moradores e convidados é vendido para o laticínio.
Tem gente que corta lenha. Tem gente que já está com as panelas no fogão a lenha, preparando o almoço para os convidados. E o café com leite e com bolos mangulão e cacete, típicos da região, é servido aos convidados. Enquanto isso, homens e mulheres ajudam nos preparativos da reza.

O rezador
O rezador Artur Pereira Barbosa mora com a esposa Domingas em uma chácara de cinco hectares a seis quilômetros da Fazenda Canto de Areia.
Seu Artur nasceu lá mesmo no município de Araguatins há 50 anos. Em sua chácara, ele planta coco, mamão, milho, banana e mandioca, entre outras frutas. “Desde menino eu gosto de rezar e há muitos anos que o povo da região me convida para participar das rezas e vou com alegria”, disse ele.

Reza
A reza começa com a retirada das imagens de São Sebastião e de outros santos do oratório que fica no quarto da Tia Sebastiana. Tem todo um ritual, com muita cantoria e todos saem em fila em direção ao altar, montado na varanda da casa.

Leilão
O leilão é animado pelo simpático “Gordurinha”, que é agricultor e comerciante no povoado Macaúba, a seis quilômetros da Fazenda Canto de Areia.
São leiloados frangos assados, bolos, cachaça com murici, toicinho, doce de leite, farinha e outras coisas gostosas da roça.

Almoço
Depois do leilão, foi servido um farto almoço com salada, macarrão, carne de porco, galinha caipira, carne de panela e arroz.

Aniversário
Como a Tia Sebastiana faz aniversário dia 20 de janeiro, após a reza, todos cantam os parabéns para ela.

Avaliação
Para a Tia Sebastiana, a reza mais uma vez transcorreu com muita tranquilidade e disse que estava muito feliz com os resultados e com a presença de todos.
Todos os convidados voltaram para suas casas felizes e na certeza de que em 20 de janeiro de 2018 estarão mais uma vez na tradicional Reza de São Sebastião, na Fazenda Canto de Areia, no município de Araguatins.

Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.