Folia de Reis
A tradição se mantém. O Dia de Santos Reis foi comemorado em 6 de janeiro em várias regiões do Brasil. Na semana passada, produzimos mais uma vez uma reportagem especial sobre Folia de Reis para meu programa Conexão Rural, que é veiculado há cinco anos na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas (PA). A matéria será apresentada no próximo domingo, dia 15 de janeiro. A reportagem foi feita pelo repórter Josélio Reis e as imagens por Jefferson Almeida.
Origem
A Folia de Santos Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, ligada às comemorações de culto católico de Natal, que chegou ao Brasil no final do período colonial, no começo do século dezesseis trazida pelos portugueses. Essa cultura religiosa acontece durante o ciclo natalino que ocorre entre os dias 24 de dezembro do ano corrente a 6 de janeiro do ano seguinte.
A tradição é mantida com muita garra em São Paulo, na Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso, mas aqui no Pará famílias oriundas destes estados também lutam para preservar esta bonita manifestação cultural e religiosa.
Canaã dos Carajás
A Folia de Reis de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, por exemplo, começou em janeiro de 1984 na Vila Feitosa e até hoje se mantém firme e cada vez mais fortalecida em sua tradição cultural no município. Outros municípios paraenses, como Xinguara e Tucumã, também mantêm a tradição com muito carinho. Este ano, na VS 47, a cerca de 8 quilômetros de Canaã, a Folia contou com a participação de 70 foliões e percorreu cerca de 150 quilômetros nas zonas urbana e rural e foi vista por mais sete mil pessoas.
Os Reis Magos
“A Folia de Reis é organizada por comunidades católicas, onde um grupo de pessoas sai pelas ruas da cidade e zona rural, visitando casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagens aos Reis Magos e ao nascimento do menino Jesus. Essa tradição simboliza a passagem da Bíblia em que o menino Jesus foi visitado logo após o nascimento pelos três Reis Magos: Melchior, Baltazar e Gaspar, que depois, de acordo com a religião católica, foram referenciados como santos. Em todas as paradas é servido almoço e jantar para os foliões”, destacou o organizador da folia este ano em Canaã dos Carajás, Ronaldo Araújo.
Experiência
O “Seu” Divino Barros, que atuou como Embaixador - também chamado de Mestre - foi o responsável por improvisar os versos da cantoria nas residências durante toda a caminhada e pela convocação do grupo por meio de um apito. “Participo com muita alegria desta tradição da Festa de Santos Reis. Enquanto a garganta aguentar e Deus me der vida, estarei fazendo parte das cantorias de Reis”, disse ele. Outro participante, que também já passou dos 70 anos, é o “Seu” Antônio Elmino. “É uma felicidade participar da Folia de Reis. Esta tradição não pode acabar. É um momento de alegria para todos nós católicos”, afirmou o experiente Elmino.
As cantorias são formadas por cantadores, violeiros, sanfoneiros e percussionistas, amadores e profissionais. Os instrumentos, geralmente uma produção caseira e artesanal, incluem violas, tambores, reco-reco, flauta e sanfona. A festa é muito bonita e visita várias fazendas. O último dia acontece de 5 para 6 de janeiro de cada ano. Após a transmissão da coroa para os organizadores do evento no ano seguinte, é servido um farto jantar e violeiros, duplas caipiras e grupos de forró fazem a animação da festa com muita alegria.
Estão de parabéns todos os organizadores e participantes da Festa de Folia de Reis no Pará, no Mato Grosso, no Goiás, em São Paulo, em Minas Gerais e em todos os lugares onde a tradição é mantida. Viva o Dia de Santos Reis.
Desde garoto, nas fazendas de parentes no interior do Tocantins, na chamada região do Bico do Papagaio, que acompanho as folias de reis. Mas a partir de 1988, quando produzia e apresentava o programa Canto da Terra, na Rádio Cultura FM, em Brasília, é que passei a divulgar e defender com mais intensidade todas as manifestações culturais e populares do nosso país. E até hoje faço isso via Conexão Rural, em Parauapebas.
Uma boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz. E viva a Festa de Santos Reis.
Comentários