RETROSPECTIVA DA COLUNA
Ao longo do ano, escrevemos mais de 50 colunas semanais. Toda quarta-feira trouxemos até você comentários, análises e informações sobre política, economia, mineração, meio ambiente, agronegócio e opinamos sobre outros temas. Entre as análises, falamos sobre o cenário político nacional, com destaque para o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff e a posse de seu vice, Michel Temer, além das “quedas” de ministros do novo governo e as eleições municipais.
Enfim, falamos sobre um pouco de tudo. Agora, nesta última coluna do ano, vamos relembrar alguns temas abordados, começando com a primeira coluna de janeiro deste ano.
Ainda na primeira semana de janeiro de 2016, após comentar que havia passado as festas de fim de ano com os filhos, netas e amigos em Perinópolis (GO), eu falei sobre a vida:
O sentido da vida
A vida é muito boa, especialmente quando estamos com saúde e em paz. Quando se inicia um novo ano, temos a esperança de que tudo vai melhorar e o que não conseguimos realizar no ano que se passou, conseguiremos no novo ano. Precisamos ter fé, planejamento e força de vontade. Além do desejo de realizarmos nossos sonhos ou objetivos, sonhamos também com a melhoria da nossa cidade e do país. Aliás, por falar em cidade, 2016 é um ano eleitoral, quando os eleitores vão eleger prefeitos e vereadores. Precisamos escolher bem nossos candidatos. (...). Em seguida, falei sobre a falência de alguns estados, como Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, que enfrenta caos com o pagamento de servidores atrasados e atendimento péssimo na área de saúde. Parece que nada mudou e os temas continuam atualizadíssimos.
Carnaval 2016
O Carnaval, a maior festa popular do Brasil, começou a semana passada em várias cidades, com desfile de blocos carnavalescos, escolhas de rainhas e reis momos e muita festa. Mas a festa começa para valer a partir desta sexta-feira, com o ponto alto na terça-feira, dia 9 de fevereiro, fechando na quarta-feira de cinzas, com o anúncio das escolas de samba campeãs no Rio de Janeiro. Falei ainda sobre o carnaval em São Paulo,na Bahia, em Pernambuco e no Maranhão. (...)
Em março, alertei sobre os cuidados com os golpes:
Cuidado com os golpes via telefone
É comum as pessoas menos precavidas caírem em golpes antigos e manjados como, por exemplo, aquele famoso do bilhete premiado jogado ao chão pelo bandido ou com a desculpa que ganhou, mas não sabe como receber o valor do prêmio.
Mas nos últimos anos no Brasil, um golpe ficou bastante conhecido: o bandido liga diretamente de um presídio e se passa por um filho ou sobrinho e pede ajuda, dizendo que o carro quebrou e que está sem dinheiro, desesperado, enfim, inventa uma desculpa esfarrapada e a pessoa que atende a ligação, geralmente um idoso, acaba caindo no golpe. (...)
Em abril deste ano, falei sobre o poder:
O poder, o povo, as pesquisas e o eleitor
O poder fascina. Quase todo mundo quer chegar ao poder. Pode ser a presidência de um grêmio estudantil; a direção de uma pequena, média ou grande empresa; o comando de um partido político; uma cadeira em uma Câmara de Vereador; à prefeitura de um município; governar um Estado ou comandar o Brasil. O certo é que todo mundo quer o poder. (...)
Em maio, destaquei na coluna sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae, cuja entrega dos prêmios aconteceu em Brasília e informei que os prefeitos do Maranhão, do Pará e do Tocantins se destacaram bem na premiação.
Em uma das colunas de junho, prestei homenagem ao Seu Olímpio.
Parabéns, “Seu” Olímpio Bandeira
Ele é tranquilo. Fala pouco e escuta mais. É pai de muitos filhos e filhas. Avô de mais um tanto. Bisavô. É ex-pescador e ex-funcionário da antiga Sucam. Tem nome e história em Imperatriz. A cidade completará 164 anos dia 16 de julho deste ano. Ele completou apenas 90 anos no sábado, dia 11 de junho, mas nem por isso deixa de ser um pioneiro da Terra do Frei. Estou falando do Comendador imperatrizense Olímpio Bandeira, ou simplesmente de “Seu Olímpio”, dono de um bar na Rua 15 de Novembro, onde pessoas das mais diversas classes sociais e profissões se reúnem diariamente, mas com um quórum mais alto no sábado e domingo, quando o “horário de pico” vai das 10h às 15h. (...)
No mês de julho, também fiz homenagem a uma aniversariante especial: minha mãe, Iraídes Lima Rodrigues.
Projeto Homenagem – Iraídes Lima Rodrigues
A coluna de hoje presta homenagem à senhora Iraídes Lima Rodrigues, que ontem completou 89 anos de vida e comemorou com um simples jantar ao lado dos filhos, netas, bisnetas, sobrinhas e um pequeno grupo de amigos em um restaurante da cidade. Esta guerreira é minha mãe. Ela nasceu no município de Itaguatins (TO), que à época pertencia ao estado de Goiás, mas mora em Imperatriz desde 1960. (...)
Em agosto, parabenizei a organização das olimpíadas:
Valeu Brasil!
Independentemente de quem trouxe as Olimpíadas para o Brasil, qual presidente construiu as arenas olímpicas e quem fez a abertura do megaevento, o Brasil fez bonito nas competições no Rio de Janeiro em 2016. A imprensa do Brasil e do mundo já destacaram a beleza da cerimônia de abertura, a organização do evento pelo conjunto da obra, a segurança e a maravilhosa cerimônia de encerramento no último domingo, dia 21 de agosto. Com exceções de pequenos problemas estruturais nos primeiros dias da chegada dos atletas à Vila Olímpica, tudo transcorreu com absoluta normalidade e superou as expectativas. (...)
Um momento triste da coluna foi em setembro, quando comentei sobre a morte do ator Domingos Montagner:
A morte e a vida
A morte do ator Domingos Montagner por afogamento no Rio São Francisco na quinta-feira passada causou consternamento em todo o Brasil. No auge da carreira e protagonista da novela das 21h da Rede Globo de Televisão, como muitos artistas sonham, o ator de 54 anos nos deixou de forma trágica. Ele ainda ia realizar muitos projetos pessoais e, com certeza, com muito sucesso, graças ao seu talento. (...)
Em outubro, mais uma homenagem: desta vez para meu irmão mais velho, Gilberto Lima Rodrigues, que morrei dia 16 daquele mês.
Projeto Homenagem – Gilberto Lima Rodrigues
Gilberto Lima Rodrigues, uma pessoa cheia de vida perdeu a vida dia 16 de outubro de 2016, um domingo à noite, em Parauapebas (PA), onde passeava e visitava os irmãos Lima Rodrigues e Ana Lúcia Rodrigues Topasso, o cunhado Paulo Sérgio Topasso e os sobrinhos Paulo Sérgio e Ana Paula e a sobrinha neta Ana Luíza, além da cunhada Ana Cláudia da Silva Aragão e inúmeros amigos que fizera na cidade do sudeste paraense. Ele morreu dormindo, serenamente, em paz com Deus. (...)
Ainda em outubro, comentei sobre as eleições municipais:
Aécio, o grande perdedor
No frigir dos ovos, o maior derrotado nestas eleições de outubro de 2016 chama-se Aécio Neves, o senador mineiro, presidente nacional do PSDB. Ele já havia perdido em 2014 para Dilma Rousseff em Minas Gerais. O seu candidato também perdeu o governo de Minas para o petista Fernando Pimentel, que agora governa o estado com dificuldade devido ao enfraquecimento do PT e às denúncias de envolvimento em atos de corrupção. Mas Aécio acreditava que poderia melhorar seu desempenho dentro do PSDB após ver o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sair vencedor ainda no primeiro turno, ao eleger o neófito na política João Doria Júnior. O senador tucano investiu pesado nos últimos dias na candidatura do deputado estadual João Leite, outro tucano que já havia tentado ser prefeito de Belo Horizonte por duas vezes e acaba de perder a terceira tentativa para o estreante na política Alexandre Kalil, do pequeno PHS, ex-presidente do Atlético Mineiro. (...)
Em novembro, a homenagem foi para o time da Chapecoense:
Homenagem
A coluna já estava pronta, mas antes de enviá-la para a redação resolvi alterá-la para prestar homenagem ao time da Chapecoense, cuja maioria dos jogadores morreu em uma tragédia de avião na Colômbia, além da comissão técnica, radialistas e jornalistas catarinenses e da TV Globo do Rio de Janeiro.
O time, que poderia ser campeão sul-americano em campo, acabou sendo o campeão por decisão do outro finalista, o Atlético Nacional, da Colômbia, atual campeão da Libertadores. Uma justa e merecida homenagem.(...)
Nesta mesma coluna, falei também sobre o Salimp 2016:
Parabéns aos organizadores, sob a coordenação geral da Academia Imperatrizense de Letras, pela realização de mais um Salão do Livro de Imperatriz. A leitura é fundamental para a educação das crianças, jovens e adultos. A leitura abre porteiras e fronteiras. Quem ler muito, escreve melhor.
Em dezembro o destaque do mês aqui na coluna foi a inauguração do Complexo S11D Eliezer Batista, da Vale, em Canaã dos Carajás (PA), o maior projeto de mineração de sua história e da indústria de mineração.
O Complexo S11D, uma obra de US$ 14,3 bilhões – inclui mina, usina, logística ferroviária e portuária, e vai ajudar a empresa a se consolidar como a mineradora de menor custo de produção da indústria. (...)
Ainda em dezembro, falei também sobre o aniversário do Conexão Rural, que completou 5 anos dia 18 deste mês. O programa, que é a voz do campo na TV, é veiculado na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas (PA). (...)
Como esta é a última coluna do ano e você acabou de ler trechos das principais colunas dos meses de 2016, agora, só me resta desejar a todos um FELIZ 2017 com muita saúde e paz e torcer para que prefeitos e vereadores eleitos, que tomam posse no próximo domingo, dia 1º de janeiro, resolvam os problemas conjunturais das cidades e cumpram com suas promessas de campanha.
Uma boa última semana de 2016 a todos e até o ano que vem com saúde e paz.
Comentários