As vitórias furadas
As eleições de 2 de outubro foram tranquilas em todo o país, mas não será tão tranquila assim para a maioria dos prefeitos, já que a maior parte das prefeituras vive na falência e com muito rombo nos orçamentos. Os exemplos são muitos. Mas só para falar sobre um aqui na região, cito o prefeito eleito de Marabá (PA), onde nasci, Tião Miranda (PTB). A prefeitura de lá está mais do que falida e a situação das contas públicas é crítica. Miranda já foi prefeito da cidade e conhece bem os caminhos das pedras. Ele é deputado estadual e vai ter que deixar o cargo dia 1º de janeiro de 2017. Quem aproveitará dois anos na Assembleia Legislativa do Pará é o primeiro suplente Gesmar Costa (PSD), de Parauapebas, que está feliz da vida. Ele tem 52 anos idade, é formado em Administração de Empresas e é da coligação Pra Frente Pará, formada nas eleições de 2014 por PSDB, PSD, PTB e PP.
Difícil de entender
Às vezes fica difícil entender a política. O político luta muito para ser eleito deputado federal ou senador da República. Depois de muitas tentativas, algumas vezes após passar por cargos de vereador e de prefeito em suas cidades, o sujeito acaba conseguindo chegar ao Congresso Nacional. Aí, fica por lá dois anos e depois resolve voltar para o seu município, ou seja, decide disputar a eleição para prefeito ou vice-prefeito, em alguns casos tendo até mesmo seis anos de mandato no Senado Federal pela frente. Aí vem a pergunta: ou o sujeito detesta o Legislativo e gosta mesmo é do Executivo ou faz isso com segunda ou terceiras intenções. Aí tem coisa.
Broadcast Político
O jornal O Povo Online, de Fortaleza, divulgou uma notícia da Agência Estado sobre o assunto abordado acima. Achei interessante e republico aqui na coluna. Confira:
“Dos dos 81 deputados federais que disputaram a eleição municipal deste ano foram eleitos prefeitos ou vice-prefeitos já no primeiro turno, aponta levantamento do Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número equivale a menos de 2% dos 513 deputados da Câmara. Outros 16 deputados, 3,3% dos integrantes da Casa, vão disputar o segundo turno, marcado para 30 de outubro.
Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) da Câmara, 71 deputados tentaram uma vaga de prefeito e 10, de vice-prefeito. Entre os eleitos no primeiro turno, levantamento do Broadcast Político mostra que 8 foram efeitos prefeitos e dois, vice: Bruno Covas (PSDB-SP) - eleito vice de João Dória (PSDB) em São Paulo - e Manoel Junior (PMDB-PB), eleito vice de Joaquim Cartaxo (PSD) em João Pessoa (PB).
Os oito deputados federais eleitos prefeitos vão governar principalmente cidades grandes, mas que não são capitais. Entre eles, Arnon Bezerra (PTB), eleito prefeito de Juazeiro do Norte, terceira cidade mais populosa do Ceará; Marcelo Belinati (PP), eleito prefeito de Londrina, segundo maior município do Paraná; e Odelmo Leão (PP), eleito prefeito de Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais.
Dos 81 deputados que disputaram eleição este ano, 36 tentaram uma vaga de prefeito ou vice em 16 das 26 capitais em que houve eleição. Desses, a maioria (28) perdeu a disputa na primeira etapa do pleito. Os dois eleitos no primeiro turno foram para vice-prefeito (São Paulo e João Pessoa). Outros seis disputarão o comando ou vice-prefeituras de Porto Alegre, Fortaleza (vice), Aracaju, Manaus (vice), Belém e Maceió.
Entre os 81 senadores, apenas dois disputaram eleição: Marta Suplicy (PMDB-SP) e Marcelo Crivella (PRB-RJ). Nenhum venceu a disputa no primeiro turno. Crivella disputará o segundo turno para prefeito do Rio de Janeiro com Marcelo Freixo (PSOL). Já Marta ficou em quarto lugar na eleição para Prefeitura de São Paulo, atrás de Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT) e João Dória (PSDB), eleito no 1º turno. (Fonte: http://www.opovo.com.br, com base em informações do Broadcast Político, da Agência Estado, e dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE).
Corrupção
A cada dia que passa a política fica mais sem graça. É tanta notícia sobre corrupção em todos os partidos, incluindo até desvio de recursos em hospitais e fraudes no INSS, que a gente fica de boca aberta e sem entender nada com tanta roubalheira. E o pior: a maioria dos ladrões graúdos continuam soltos.....e roubando!
Congresso de Zootecnia
“A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) realizará no município de Parauapebas (PA) o III Congresso de Zootecnia da Amazônia, que ocorrerá de 13 a 15 de outubro.
Este é um evento itinerante que está em sua terceira edição, já realizado nas cidades de Belém e Araguaína (TO). O seminário tem como objetivo promover a produção animal nos Estados que formam a Amazônia Legal, assim como fortalecer a classe dos zootecnistas que atuam na região.
Juntamente a este evento será realizado o IV Seminário de Ensino de Zootecnia da Amazônia; II Encontro de Coordenadores de Pós-graduação em Zootecnia e o I Encontro de Zootecnistas da Amazônia.
Durante o evento serão apresentadas palestras e minicursos (programação no site www.zootecnianaamazonia.com) e, em separado em cada, fórum serão discutidas as seguintes questões:
-IV Seminário de Ensino de Zootecnia da Amazônia: Direcionamentos do ensino em Zootecnia na Amazônia Legal, com o objetivo trocar experiências entre os cursos de graduação, fortalecer a Zootecnia nesta região e promover maior aproximação entre os cursos.
-II Encontro de Coordenadores de Pós-graduação em Zootecnia: Direcionamentos dos programas de pós-graduação na Amazônia Legal, com o objetivo trocar experiências entre os cursos, fortalecer a área nesta região e promover maior aproximação entre os cursos.
- I Encontro de Zootecnistas da Amazônia: Ações para valorização da profissão Zootecnista na região amazônica. Criação do Sindicado de Zootecnistas da Amazônia. (Informação enviada à coluna via e-mail pela organização dos eventos).
Padroeira e Criança
Hoje, 12 de outubro, é Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, feriado nacional. Hoje também é comemorado o Dia das Crianças.
Que nossa Senhora Aparecida proteja a todos nós e que nossas crianças tenham um futuro brilhante pela frente, de preferência sem corrupção, desigualdade social, miséria, desemprego e violência.
Tenham todos um ótimo feriado, boa semana e até quarta-feira com saúde e paz.
Comentários