Análise das eleições de 2016
O povo está insatisfeito há muito tempo e reafirmou isso nas eleições municipais de domingo, dia 2 de outubro em todo o país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abstenção foi de 17,6%, ou seja, acima dos 16,4% registrados nas eleições de 2012. São cerca de 25 milhões de eleitores que preferiram não votar no domingo.
Segundo a edição online do Correio Brasiliense de segunda-feira (3), com base em informação da Agência Estado, o presidente Michel Temer afirmou em entrevista coletiva em Buenos Aires, que a abstenção na eleição municipal foi um recado para a classe política em geral, não para uma legenda em particular. “Não se pode particularizar no partido A ou B. A abstenção foi muito significativa. Portanto, é um recado que se dá à classe política brasileira para que reformule eventuais costumes inadequados”, disse ele.
PT
O recado mais forte foi dado pelo eleitor ao Partido dos Trabalhadores, que em 2012 elegeu 630 prefeitos e agora só obteve sucesso em 256 municípios, incluindo a capital do Acre, Rio Branco, com Marcus Alexandre, eleito em primeiro turno. O PT tentará o segundo turno no Recife com o veterano João Paulo, que já foi prefeito da capital pernambucana. Em São Paulo, o partido de Lula não chegou nem ao segundo turno. João Doria, do PSDB, foi eleito no primeiro turno. O discurso de Doria era que não é político e sim um empresário e um administrador bem sucedido. Deu certo. Eu o entrevistei algumas vezes em Brasília quando ele foi presidente da Embratur no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O PSDB cresceu bem nestas eleições. Subiu de 686 prefeituras para 793. Além de Doria, elegeu também no primeiro turno o prefeito de Teresina, Firmino Filho e vai disputar o segundo turno em oito capitais, incluindo Belo Horizonte. O PMDB, o maior partido do país, subiu um pouco: de 1015 prefeitos em 2012 passou para 1028 em 2016.
2018
Com a eleição de João Doria em São Paulo, comentaristas políticos já destacam que o governador Geraldo Alckmin demonstrou força ao apostador em Doria e torna-se um forte candidato na disputa presidencial em 2018. E mais: comenta-se que o vice dele seria ACM Neto, reeleito prefeito de Salvador ainda no primeiro turno com mais de 73% dos votos.
O senador mineiro Aécio Neves, que já disputou a eleição presidencial e perdeu para Dilma Rousseff em 2014, ainda sonha em ser o candidato tucano ao Palácio do Planalto e já se apressou em dizer que o PSDB escolherá o candidato que estiver melhor nas pesquisas na hora certa, ou seja, apenas em 2018.
Curiosidades
O vereador mais votado em todo o país é o ex-senador petista Eduardo Suplicy. Ele foi eleito para a Câmara de Vereadores em São Paulo com 301.446 votos. É tanto voto que dar para eleger muitos deputados no Norte e Nordeste.
Ainda em São Paulo, o filho do ex-governador do estado e um dos fundadores do PSDB, Mário Covas Neto, foi eleito vereador com 75.593 votos. Sâmia Bonfim, do PSOL, conseguiu uma cadeira na Câmara paulistana com apenas 12.464 votos. Na capital paulista são 55 vereadores.
No Rio de Janeiro, que tem 51 vereadores, o mais votado foi Carlos Bolsonaro (PSC) com 106.657 votos. Ele é filho do deputado federal Jair Bolsonaro e tem um irmão que é deputado estadual no Rio, Flávio Bolsonaro, e outro irmão que é deputado federal por São Paulo, .Eduardo Bolsonaro.
Segundo o site oficial de Carlos Bolsonaro, ele foi eleito pela primeira vez para a Câmara de vereadores do Rio de Janeiro em outubro de 2000 com apenas 17 anos, tornando-se o mais jovem vereador da história do Brasil. Agora, ele tem 32 anos e está indo para o seu quarto mandato.
Ainda na capital fluminense, vimos a eleição do ex-prefeito Cesar Maia, com 71.468 votos e Leonel Brizola Neto (da família do grande político Leonel Brizola, já falecido) eleito vereador pelo PSOL com 11.087 votos.
Nas filas
Nas filas de votações ouvimos cada coisa. Poucas pessoas conversam, mas uma minoria que fala enquanto chega a hora de votar, fala demais, diz que todos os políticos são ladrões e safados e que só vota porque é obrigado. É o povo demonstrando indignação até na hora de votar.
Delegado Assis
Que todos os eleitos cumpram suas promessas e trabalhem de fato em prol da população.
Parabéns ao novo prefeito de Imperatriz, o jovem Delegado Assis. Desejo sucesso para ele e toda sua equipe e que sua administração melhore a vida do povo imperatrizense.
Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.
Comentários