Projeto Homenagem
Póstuma - Roberto Araújo
A morte nos surpreende mesmo a gente sabendo que todos nós vamos encontrá-la algum dia. Mas quando digo nos surpreende é porque às vezes ela vem buscar gente tão nova, cheia de vida, alegre, sorridente, divertida, feliz, com muitos planos de vida, como foi o caso do meu amigo Roberto Araújo, o nosso querido Robertinho, que dormiu no domingo à noite e não acordou mais para este mundo. Morreu de infarto do miocárdio*, dormindo em sua casa. Pela demora, já que sempre acordava cedo para trabalhar, sua mãe foi acordá-lo e, para sua surpresa, ele já estava morto. Assim, também, dormindo, morreu meu pai, Raimundo Rodrigues, deitado em uma rede em sua mercearia em Açailândia (MA) em 23 de junho de 1984.
Robertinho nasceu em Imperatriz. Amava Imperatriz. Em uma de suas últimas mensagens no Facebook, ele disse mais ou menos assim: “Minha querida Imperatriz, eu te amo. Vou ficar distante de você por algum tempo por causa do trabalho, mas em breve estarei de volta”. Ele se referia ao trabalho que ia desenvolver na área de comunicação em Porto Franco, perto de Imperatriz. Ele trabalhava com edição de vídeo e filmava também. Trabalhamos juntos em Parauapebas, onde moro há mais de cinco anos. Atuamos em uma campanha política em 2012. Nesse mesmo ano, ele atuou por um curto período como cinegrafista e editor do programa Conexão Rural, que produzo e apresento em Parauapebas e em Canaã dos Carajás (PA).
Roberto Araújo estudou nas escolas Amaral Raposo e Edison Lobão e por onde passou fez muitas amizades. Foi casado e deste relacionamento teve uma linda menina, que mora com a mãe em Canaã dos Carajás. Depois que se separou, teve outros relacionamentos e vivia a vida bem vivida, mas morreu muito jovem. Dia 16 de julho, ou seja, há menos de um mês, completou 37 anos de vida. Ainda tinha muito sonho para realizar em sua vida. Estive com ele este ano em Parauapebas. Era sempre alegre e divertido. Muito brincalhão. Quem conviveu com ele, assim como eu, sabe muito disto. Era um cara muito legal.
Profissionalmente, era um dos melhores editores de vídeo de Imperatriz e da região. Trabalhou na TV Difusora, no Grupo Canal de Comunicação; na Via Comunicação, entre outras produtoras, além da HD Produções de Parauapebas, dos amigos Edinan Pereira e Salgadinho. Ultimamente, vinha desenvolvendo projetos independentes em sua empresa, a Via Filmes. Realizou grandes trabalhos em se tratando de edição de imagens em Imperatriz.
Robertinho vai deixar saudade. No seu facebook, duas frases me chamaram atenção. Ele não escreveu o nome do autor das frases e nem sei se as mesmas são de sua autoria, mas são bonitas: “Quando você está no caminho certo, não é preciso buscar as coisas, elas vêm ao seu encontro”. E a outra dizia: “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer batalhas”.
Homenagens
No Facebook e em diversos grupos de WhatsApp, Robertinho foi bastante lembrado pelos amigos e colegas. Uma das mensagens foi publicada pelo grande fotógrafo e também profissional da área de imagem, meu amigo Anderson Souza, que foi o primeiro cinegrafista e primeiro editor do programa Conexão Rural, ainda em Curionópolis (PA), em dezembro de 2011 e parte do primeiro semestre de 2012, com o apoio do meu amigo Daniel Soares.
Disse Anderson Souza sobre Robertinho:
“Hoje meu coração foi surpreendido de forma abrupta, dilacerado e catapultado a um mar de tristeza pela notícia do falecimento de um amigo o qual muito me orgulha em ter vivido momentos inesquecíveis. Com ele, pudemos vivenciar e saber o significado da palavra parceiro. Muito obrigado pelo sorriso que sempre estampava seu rosto independentemente da ocasião, muito obrigado pelos conselhos, pelos puxões de orelha (quando necessário). Obrigado por ter feito nossa vida mais feliz mesmo diante do aparente caos.
Valeu Roberto Araújo (Robertinho)”.
Entre os grandes amigos moradores de Parauapebas, além deste colunista, Roberto Araújo contava com Edinan Pereira, Salgadinho, Ricardo Duarte, João Pezão Filho, Shampoo, Anderson Souza, Kleiber de Souza, Demerval Moreno e Daniel Soares, de Curionópolis.
Meu amigo Robertinho, que Deus coloque você em um bom lugar e conforte sua família neste momento de grande dor devido a sua partida tão repentina. Vamos sentir muito sua falta, suas brincadeiras e sua alegria entre nós. Saudade amigo. Um forte abraço.
*O QUE É INFARTO DO MIOCÁRDIO
O infarto do miocárdio é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Esta porção do músculo cardíaco sofre um processo de morte celular e necrose, podendo levar à morte súbita ou à insuficiência cardíaca que acarreta limitações físicas até a recuperação do quadro clínico.
No Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 300 mil infartos por ano, provocando cerca de 80 mil mortes anualmente. Muitas mortes ou sequelas irreversíveis poderiam ser evitadas, se o infartado recebesse os primeiros socorros de maneira adequada e tivesse a sua artéria coronária desobstruída por medicamentos (trombolíticos) ou através da angioplastia coronária o mais rápido possível. Esta última é altamente efetiva e se caracteriza pela desobstrução mecânica através de cateteres.
Fatores de risco
Dentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto estão o diabetes, o tabagismo, a hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, sedentarismo, obesidade, ansiedade e o estresse emocional. (Fonte: http://coracaoalerta.com.br).
(Robertinho não fumava e bebia cerveja de vez em quando. E não era obeso).
Até quarta-feira, com saúde e paz.
Comentários