Prefeitos da região tocantina e do Norte se destacam no Prêmio Sebrae
Os prefeitos da região tocantina e da região Norte fizeram bonito na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2016, que premiou 12 dos 148 prefeitos participantes, na noite de terça-feira, dia 10 de maio, em Brasília. Foram premiados os prefeitos que mais reconheceram os pequenos negócios entre os anos de 2015 e 2016.
De 1800 projetos inscritos, apenas 148 foram selecionados para participar da etapa nacional e fiquei muito orgulhoso em ver – in loco – entre os finalistas das diversas categorias referentes à região Nordeste, o prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira; o prefeito Juscelino Oliveira e Silva, de Açailândia; o prefeito Cícero Neco Morais, de Estreito; Edivaldo Holanda, prefeito de São Luís; a prefeita Iracema Vale, de Urbano Santos; e o prefeito de Barra do Corda, Welleryk Oliveira Costa. E entre os prefeitos da região Norte, o prefeito de Sítio Novo (TO), Antônio Jair Abreu Farias; Ronaldo Dimas, prefeito de Araguaína (TO); o prefeito de Nova Ipixuna (PA), Sebastião Damascena Santos; o prefeito de Santarém (PA), Alexandre Raimundo Vasconcelos; João Batista Pereira; prefeito de Anapu (PA); Jairo Mariano, prefeito de Pedro Afonso (TO); Ezequiel Guimarães, prefeito de Couto Magalhães (TO); Frederico Henrique de Melo, prefeito de Miranorte (TO); José Santana Neto, prefeito de Colinas (TO), e a prefeita de Novo Repartimento (PA), Valmira Alves da Silva. E ainda o prefeito de Parauapebas (PA), Valmir Mariano, eleito o Prefeito Empreendedor do Estado do Pará e classificado entre os seis melhores prefeitos da região Norte.
Nona edição
A nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premiou prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios. Os grandes campeões nacionais foram selecionados entre os 148 vencedores estaduais. Desde que o Sebrae criou o Prêmio Prefeito Empreendedor, em 2001, a instituição recebeu aproximadamente sete mil inscrições e reconheceu nacionalmente o trabalho de 67 gestores municipais que identificaram nas micro e pequenas empresas uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico.
Objetivo
O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “A parceria com as prefeituras é fundamental para que o Sebrae tenha sucesso nessa missão. É um estímulo para as prefeituras usarem o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento local e do país”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Para essa nona edição, foram criadas duas categorias: Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. Os participantes ainda concorreram nas categorias Melhor Projeto, Implementação Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização e Pequenos Negócios no Campo. Também foram premiados os melhores projetos de cada uma das cinco regiões.
A edição deste ano superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos. As unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições de projetos.
Conheça a lista dos vencedores da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor:
Região Norte:
Maria Teresa Surita - Prefeita de Boa Vista (RR)
Projeto: Eu Amo Boa Vista – Cidade Empreendedora
Região Nordeste:
Roberto Cláudio Bezerra - Prefeito de Fortaleza (CE)
Projeto: Programa de Empreendedorismo Sustentável
Região Centro-Oeste:
Roberto Hashioka Soler - Prefeito de Nova Andradina (MS)
Projeto: Prodinan – Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização do Município de Nova Andradina
Região Sudeste:
João do Carmo Dias - Prefeito de Brejetuba (ES)
Projeto: Cafeicultura Sustentável de Brejetuba
Santarém (PA): Tsunami do desenvolvimento
Prefeito de Santarém: Alexandre Raimundo Vasconcelos
Melhoria de serviços públicos, turismo e agronegócios estão entre as iniciativas priorizadas por fórum público e privado que busca reverter indicadores negativos do oeste paraense.
VENCEDOR NACIONAL
Categoria
Municípios Integrantes do G100
Projeto
O GGI transformando a realidade empreendedora em Santarém rumo à saída do G100
“A expectativa é de que seja criado um verdadeiro tsunami de proporções positivas, muito por força das ações nas cadeias produtivas que serão beneficiadas com as inaugurações de obras públicas e privadas.”
Nova Ipixuna (PA): A alavanca da economia local
Prefeito de Nova Ipixuna: Sebastião Damascena Santos;
A aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa aumentou em 21% a participação dos fornecedores do município nas compras da Prefeitura.
Prefeito de Nova Ipixuna: Sebastião Damascena Santos.
VENCEDOR NACIONAL
Categoria
Implementação e Institucionalização da Lei Geral
Projeto
Alavanca do Desenvolvimento
“Considerando que a Prefeitura é a maior compradora de Nova Ipixuna, buscamos atrair fornecedores locais para reter os recursos no município e, com isso, impulsionar a economia local.”
A alavanca da economia local
A aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa aumentou em 21% a participação dos fornecedores do município nas compras da Prefeitura. (Com informações da Agência Sebrae)
AgroBrasília
Aproveitei a viagem a Brasília para fazer uma ampla reportagem sobre a AgroBrasília, a Feira Internacional dos Cerrados, que ocorreu de 10 a 14 de maio, para o programa Conexão Rural, que produzo e apresento todo domingo na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas (PA).
A AgroBrasília é uma feira de negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes, que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro.
Agradecimento
Agradeço à jornalista Rita Cantanhêde, da Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos do Governo do Maranhão, pelo convite e a sugestão de pauta enviados para esta coluna para participar da cerimônia em que o governador Flávio Dino inaugurou obras, assinou ordem de serviço e lançou a Linha Expressa Metropolitana em Imperatriz, na quinta-feira, dia 12 de maio.
Esclarecimento
Peço desculpas aos leitores pela não publicação desta coluna na semana passada. Motivo: estava em deslocamento para Marabá e Brasília e não pude enviar a coluna a tempo para a redação.
Boa semana a todos e até quarta-feira que vem, com saúde e paz.
Comentários