Cuidado com os golpes via telefone
É comum as pessoas menos precavidas caírem em golpes antigos e manjados como, por exemplo, aquele famoso do bilhete premiado jogado ao chão pelo bandido ou com a desculpa que ganhou, mas não sabe como receber o valor do prêmio.
Mas nos últimos anos no Brasil, um golpe ficou bastante conhecido: o bandido liga diretamente de um presídio e se passa por um filho ou sobrinho e pede ajuda, dizendo que o carro quebrou e que está sem dinheiro. Desesperado, enfim, inventa uma desculpa esfarrapada e a pessoa que atende à ligação, geralmente um idoso, acaba caindo no golpe.
Mas tem outro golpe que vem se tornando comum, especialmente no Norte e Nordeste. É simples. O bandido liga direto do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e diz que é de uma determinada entidade ou empresa multinacional e que você ganhou um carro, mas que para receber o prêmio, você precisa fazer um depósito na conta tal ou colocar R$ 300,00 em créditos em determinados celulares. Pasme! Tem gente que obedece às ordens, empolgada com o carro, e acaba caindo no golpe, claro.
Ao vivo
Em 2013, trabalhava como repórter e comentarista na Rádio Liderança FM, de Curionópolis (PA), e um bandido me ligou. Estava no ar, na hora, ao lado do companheiro de jornada Nilvan Oliveira, que comandava o programa pela manhã. Decidimos colocar o diálogo ao vivo no ar, dando corda para o meliante, até ele notar que estava sendo gozado e desligar o telefone. Aproveitamos aquele momento para orientar a população sobre como se precaver das ações desses presos malandros. Até parece redundância, mas é isso mesmo. São malandros. Espertos. Ou melhor, quase espertos, porque cometem falhas simples. Vejamos:
1) Ligam do DDD 085, que é de Fortaleza, dizendo que é do Rio de Janeiro;
2) Falam com um sotaque explicitamente carioca, mas puxando para o lado malandro;
3) Usam nomes de importantes empresas, como a Nestlê, ou de estatais, como a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, sem ao menos saberem as verdadeiras funções desta conceituada autarquia.
4) Dizem que para a pessoa receber o prêmio é preciso efetuar depósitos em créditos de celulares pré-pagos. Ora, uma grande empresa ou estatal não usa celular pré-pago.
5) E mais: afirmam que para a pessoa receber o carro, após efetuar os créditos, receberá as orientações necessárias, sem explicar como um “sorteado” do Maranhão, por exemplo, poderia buscar o veículo no Rio de Janeiro e sem detalhes do transporte do mesmo.
Prova
No sábado, 27 de fevereiro de 2016, às 19h37, chegou ao meu celular a seguinte mensagem, proveniente do número 085-99824-9932: “(NESTLÊ) INF: Sua Linha foi sorteada c/ 1 FIAT PALIO +R$50 MIL! Ligue: tel/sac-0418-5996430352. Senha149988”. (Escrevi literalmente – entre as aspas - a mensagem do bandido).
Fique atento. Não caia nesses golpes. Não tenha medo. Não se desespere. Em caso de “notícia” de sequestro de um filho ou parente, desligue o telefone, procure entrar em contato com a pessoa que possivelmente poderia estar nas mãos dos bandidos. Em caso de dúvida, procure a orientação da polícia. Faça como eu. Denuncie. Não tenho medo de bandido. Lugar de bandido é na cadeia.
Mudando de assunto
Falando agora de coisa boa. Desde sexta-feira passada, às 18h40, eu estou apresentando o programa Cidade Alerta Especial, na TV Record, canal 12, de Canaã dos Carajás (PA), a 65 km de Parauapebas, onde moro há quase cinco anos e há quatro anos e dois meses produzo e apresento o programa Conexão Rural, na RBATV, Band, canal 30. O Conexão Rural em breve também voltará a ser veiculado aos domingos em Canaã dos Carajás.
Arara Azul
E desde a última segunda-feira, voltei a apresentar o quadro “Alerta Rural”, dentro do programa Alerta 96, da Rádio Arara Azul FM, de Parauapebas, comandado pelo meu amigo Elson Brito. O quadro é veiculado às segundas, quartas e sextas-feiras.
Agradeço ao empresário Raimundo Cabeludo, proprietário da emissora, e ao apresentador Elson Brito pelo convite para uma nova temporada do quadro, já que no ano passado também produzi e apresentei o Alerta Rural no programa Alerta 96.
Calendário
Caramba! O calendário informa que já estamos em 2 de março de 2016. E olha que este fevereiro foi bissexto, ou seja, terminou dia 29. O tempo passa, o tempo voa, como dizia uma velha propaganda de um extinto banco.
Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.
Comentários