Carnaval 2016
O Carnaval, a maior festa popular do Brasil, começou a semana passada em várias cidades, com desfile de blocos carnavalescos, escolhas de rainhas e reis momos e muita festa. Mas a festa começa para valer a partir desta sexta-feira, com o ponto alto na terça-feira, dia 9 de fevereiro, fechando na quarta-feira de cinzas, com o anúncio das escolas de samba campeãs. O desfile de São Paulo vem ganhando força nos últimos quinze anos, mas o destaque mesmo fica para as escolas de samba do Rio de Janeiro, que atraem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros para o Sambódromo por causa do verdadeiro espetáculo de cores, luxo e beleza.
A Bahia atrai também milhares de pessoas do Brasil e da Europa, além de americanos e africanos e de outras cidades, para o seu agitado carnaval de rua, com seus trios elétricos movimentados por grandes estrelas, como Cláudia Leite, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Carlinhos Brown, “um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores do atual cenário da música brasileira, dando visibilidade mundial à música produzida no país. Brown se destaca como cantor, músico, produtor, arranjador e agitador cultural”, como diz o site oficial do artista baiano, genro de Chico Buarque de Holanda. O carnaval da Bahia também sempre leva para as ruas convidados do sertanejo, do funk e do pagode.
Pernambuco, especialmente a capital Recife e a bela cidade de Olinda, atrai milhões de pessoas com muito frevo e maracatu, com animação de Alceu Valença, Elba Ramalho e muitos outros grandes artistas nordestinos. Confesso aos leitores que prefiro o carnaval pernambucano pela sonoridade do frevo, pela beleza dos blocos e pela tradição e alegria do povo.
O carnaval de São Luís e de outras cidades maranhenses também tem seu destaque, assim como as demais cidades brasileiras. Em algumas poucas cidades os prefeitos preferiram não realizar carnavais por causa da crise, em outras porque os prefeitos foram assassinados recentemente e em outras (poucas) porque o carnaval é tão fraco que os prefeitos nem investem na festa popular.
Mas, enfim, é festa. É alegria. Lamentavelmente, algumas pessoas vão para a folia com a intenção de brigar, de aprontar e de estragar a festa. Outros, às vezes, nem chegam aos locais dos desfiles de blocos ou escolas de samba, porque exageram na bebida alcoólica e provocam acidentes, morrem ou matas pessoas de forma irresponsável, apesar das intensas campanhas orientando para quem for beber não dirigir.
Com certeza, na quarta-feira, veremos nos telejornais e na quinta-feira nos jornais o balanço triste da festa momesca, com os dados sobre centenas de acidentes e mortes em todo o Brasil. Alerte, oriente, cobre e reclame. Uma das vítimas poderá ser um parente seu. Bom carnaval a todos, mas com muita paz e responsabilidade.
Conexão Rural – quatro anos de sucesso
Na sexta-feira, 29 de janeiro, promovi um evento para a comemoração dos quatro anos do Conexão Rural, programa que produzo e apresento todo domingo, às 9h, na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas (PA), onde moro há quase cinco anos.
O jantar reuniu autoridades municipais, políticos, empresários, jornalistas, publicitários, parentes e amigos, além de cantores da região. Sinto-me muito feliz por levar ao ar todo domingo um programa que é a voz do campo na TV, que fala sobre o dia a dia do homem do campo, destaca o agronegócio, a agricultura familiar, luta pelo meio ambiente e pelas nossas crenças populares, além de valorizar os músicos e artistas do sul e sudeste do Pará.
Confira algumas fotos do evento, feitas pelo fotógrafo Israel Lira, do site www.pebinhadeacucar.com.br
Comentários